Psicologia no Porto?

O crescimento exponencial da oferta formativa superior em Psicologia nos últimos anos. A qualidade dos cursos e a sua avaliação.

Moderadores: Cristina, César, Sete-Luas

Qual a melhor universidade?

A- ISMAI
14
25%
B- UCP
6
11%
C- OUTRAS __ QUAIS?
35
64%

Total de votos: 55
decor
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta mai 17, 2006 2:21 pm

Psicologia no Porto?

Mensagempor decor » quarta mai 17, 2006 4:31 pm

:D Olá a todos os frequentadors do forum!Estou a pensar em ingressar este ano no curso de Psicologia mas como estou a trabalhar a minha escolha terá de recair sobre uma universidade particular, visto que não tenho tempo para investir num universidade publica.A minha duvida é qual delas?Estou interessada no distrito do Porto k é onde trabalho e moro.Já me falaram bastante bem do ISMAI e da UCP, e nos relatórios de avaliação externa ambas as universidades estão bem cotadas e em termos de empregabilidade tambem são optimas mas gostava de saber a opinião de alguem que esteja mais dentro do assunto...Desde já muito obrigada por toda a ajuda que me poderem dar.
:D
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » quarta mai 17, 2006 7:20 pm

decor Escreveu:Já me falaram bastante bem do ISMAI e da UCP, e nos relatórios de avaliação externa ambas as universidades estão bem cotadas e em termos de empregabilidade tambem são optimas

As vacas já tossem?

As galinhas já têm dentes?

Parece que sim... :wink:
Wargod
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo abr 09, 2006 6:24 pm

Mensagempor Wargod » sábado mai 27, 2006 7:41 pm

Como podem falar bem da licenciatura em psicologia da UCP se esta tem 2 anos, n tendo saindo ainda nenhum licenciado?! ridiculo!
ISMAI e Fernando Pessoa, as melhores privadas do Grande Porto em Psicologia.
Sónia Sequeira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jan 09, 2006 4:01 pm
Contacto:

As Melhores Privadas

Mensagempor Sónia Sequeira » terça mai 30, 2006 2:20 pm

Wargod Escreveu:Como podem falar bem da licenciatura em psicologia da UCP se esta tem 2 anos, n tendo saindo ainda nenhum licenciado?! ridiculo!
ISMAI e Fernando Pessoa, as melhores privadas do Grande Porto em Psicologia.

Caríssima Wargod,

Não concordo nada com esta citação.
Não se está a esquecer da CESPU?
A Universidade Lusíada também não é das piores.
Agora o Ismai?

O que quero dizer é que é um pouco exagerado falar em “AS MELHORES”.

Saudações Psicológicas :wink:
Wargod
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Wargod » quarta mai 31, 2006 12:34 am

Permita-me a correcçao, mas seria "Carissimo Wargod" =)
Nao frequento psicologia mas tenho bastantes, muitos amigos ate a frequentar o curso! segundo relatorios da apesp, na area do grande porto ismai e fernando pessoa aparecem mesmo como melhores a nivel de plano curricular, e a Fernando Pessoa com o melhor corpo docente duma privada, visto o curso nesta faculdade ser ja antigo! Cespu? sem duvida boa! Agora Lusiada? como se pode dizer que Psicologia na Lusiada é um bom curso, quando a universidade nem estagio oferece aos seus estudantes?
psyco_epa
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quinta nov 29, 2007 12:17 am

Mensagempor psyco_epa » segunda jan 14, 2008 11:39 pm

mas pk vêm para aki falar em psicologia nas privadas do porto? será que ja ponderaram quantos alunos irão pas privadas de psic no porto pelo seu prestigio? a maioria desejaria ir pa publica a faculdade de psicologia com a média de entrada mais elevada em todo o país, um ensino de excelencia e docentes com reputaçao nacional e internacional.
mas a falta de média pa entrar faz com que muitos afirmem que preferem as privadas pelo prestígio... acho absurdo!
na publica ha coisas boas e más, tal como em todas as privadas...
o que é certo é k o mérito de frequentar esta faculdade ninguem nos tira... as medias nao fazem os bons psicologos, mas basta me dizer k a média do ultimo colocado é a mesma k a do melhor colocado da UFP. pork concerteza nessas privadas nao ha muitos alunos de 20, 19 e 18... ou haverá? talvez de 12 e 13... ate encontre muitos...
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » terça jan 15, 2008 1:20 am

[Mensagem eliminada devido a conteúdo insultuoso.]
O relatório de avaliação das Universidades Portuguesas fez o seguinte ranking:

1º Universidade Minho-
2º ISPA
2º Univers. Coimbra
3º Univers. Lisboa
4º Univers. Porto
5º ISCTE
6º Univers. Évora
7º Lusófona
8º ISMAI
8º Fernando Pessoa
9º Independente

[Mensagem eliminada devido a conteúdo insultuoso.]

Vejam o ranking aqui

http://www.ispa.pt/NR/rdonlyres/6595C9D ... ark_avaliação_CNAVES_2005_SITE_ISPA.pdf

Não inventem realidades que não existem. Outra realidade é a empregabilidade. Ela praticamente não existe.

Também é cómico dizerem que não tem tempo para uma FPCE. Claro não tenho tempo (17 valores)...
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta dez 21, 2007 3:47 pm

Mensagempor sandraF » terça jan 15, 2008 4:14 pm

Isso da empregabilidade ... foi de certeza discurso de algum reitor ou algum professor de departamento ansioso por mais propinas dos alunos de psicologia!!!

Não acreditas em tudo o que lês e que te dizem!!!!

Basta dar uma vista de olhos por este fórum ... o mercado de trabalho é o verdadeiro caos!
sandraF
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: sexta dez 21, 2007 3:47 pm

Mensagempor sandraF » terça jan 15, 2008 4:33 pm

Esta guerra entre públicas e privadas, não faz sentido nenhum. Não sei se só eu penso assim, mas o que eu tenho verificado é que pouco interessa neste momento, ter uma licenciatura na pública ou na privada ... se
em termos práticos ao nível de emprego, o que interessa mesmo é ter cunhas ... mais nada!!!

é uma perda de tempo andar com guerrinhas, com a percentagem de desemprego que a classe atravessa ... no fundo, é a classe inteira no mesmo barco!
rfc55
Membro Amador
Membro Amador
Registado: quarta set 13, 2006 9:00 am

Mensagempor rfc55 » terça jan 15, 2008 5:23 pm

Concordo com a inutilidade da oposição público / privado.

O problema é qua a classe 'inteira' é cada vez mais 'inteira' e mais 'sobredimensionada'. Há um claro excesso de cursos de Psicologia. Cunhas e 'noves fora'... os poucos espaços vagos são atacados pela tal classe 'inteira'! E aqui os critérios de chegada não são (e isto sim é preocupante!!!) uniformes. Vejo, com alguma inquietação que as médias finais de licenciatura (afinal um dos critérios mais requisitados na selecção de massas) são desajustadas e, pior... são enviesadas.

Talvez não acreditem, mas conheço casos em que as médias finais de 'palhotas regionais' que formam (?!) psicólogos são universalmente distribuídas acima dos 17 / 18 valores. Isto quando não nos podemos esquecer que as médias de entrada (estas sim estandardizadas porque os exames nacionais de acesso são iguais para todos) não ultrapassam os 11 / 12 valores. Curioso direi eu!

Para reflexão conjunta.
Patrícia23
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 30, 2007 11:37 pm
Contacto:

Mensagempor Patrícia23 » terça jan 15, 2008 7:26 pm

Carissimo Wargod

Anda mal informado...a Universidade Lusiada oferece sim estagios aos seus alunos, sendo colocados de acordo com a sua média.
AlexandraVilela
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça set 18, 2007 11:33 am

psic Porto

Mensagempor AlexandraVilela » quarta jan 16, 2008 12:31 pm

Acho esta votação completamente ridicula..desculpem a expressão.
Ao longo da minha pequena carreira (desde 2004) que me tenho cruzado com pessoas das mais diferentes instituições de ensino, e garanto que ja encontrei de tudo...pessoas muito mal formadas por boas instituições e pessoas de instituições de quem se fala mal que têm excelente formação.
Por isso acho que cada um de nós é também responsavel pela sua formação. A universidade da-nos os utensilios e depende de nós o nosso crescimento pessoal e profissional. Nem falo da questão ética pois essa vai da nossa formação enquanto pessoas.
Sou licenciada pelo Ismai, e defendo uma posição critica em relação á minha instituição...Sim, ha pontos fracos, assuntos que nunca vi discutidos de forma profunda..mas ha também coisas muito boas na minha formação.
Fui também aluna no Ispa, e fui lá parar para fazer uma especialização, porque me diziam que era o melhor em Portugal. Querem que vos seja sincera? Sim, é bom, mas daí a ser o melhor?? Não aprendi muito mais do que ja tinah aprendido e apenas aprofundei alguns conhecimentos que ja trazia do Ismai.
Acho que seria muito mais benefico para todos a união e não e a divergência em torno deste assunto...
Estamos em muito maus lençõis, como classe profissional, somos totalmente desrespeitados e é tempo de mudança.
Falamos dos professores, dos enfermeiros e nós?
Só vejo psicólogos a falar de psicólogos...e nem sempre pelas boas razões...paremos de nos atacar! Vamos defender, sim, a qualidade de formação universitária, a formação contínua como obrigatória, a pratica da ética e deontologia e melhores acesso a uma carreira profissional para todos.
Boa sorte e continuem a lutar...
j_CARLOS
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta abr 12, 2007 8:02 pm

Mensagempor j_CARLOS » sábado jan 26, 2008 9:28 pm

cara(o) misosotis ou o quer que sejas, porque psicólogo nao deves ser
nm

é de lamentar que tenhas este tipo de comentarios relativos ás universidades e aos colegas que estudam em privadas. tenho vergonha que saber que estudaste na FPCE e penses assim! ENFIM

uma coisa te garanto, estudei na mesma faculdade que tu FPCE (final de 17), e vi de tudo la. pessimos alunos e bons claro. e muitos que la estavam la imagine-se como. tenho colegas que estudaram em particulares e sinceramente eram optimos alunos, um curso académico um pouco diferente do nosso, mas tudo ia dar ao mesmo. pelo menos eram pesosas e sao pessoas dignas de conversar.

existe de tudo. profissionalmente ja vi de tudo também . ja me cruzei ( porque oriento estagios académicos e profissionais) com psicólogos das publicas que achavam k sabiam tudo e tinham o rei na barriga, e kuando lhes era pediado para fazerem algo tao simples como por exemplo uma avalição psicológica, enfim... era um desastre. assim como ja vi psicólogos das privadas que eram e sao excelentes profissionais. penso que por serem tao alvo de calunias estes (privadas) tentam pelo menos algum esforço para conseguirem os seus objectivos, enkuanto que os das publicas acomodam-se ao facto de pensarem ja saberem tudo, tudo. é como te digo, existem bons e maus profissionais.
nao julgues quem nao conheces e nao te aches que por teres estudado na FPCE es a maior!! cresce um pouco

e nao sejas tao preconceitosa.. o facto de seres assim ja faz ver que és de má qualidade.

saudações
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » sábado jan 26, 2008 11:22 pm

bem. so posso dizer: Quem é que se lembra de perguntas destas.
"Vive o Minuto ao Segundo"
Wargod
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor Wargod » terça jan 29, 2008 10:42 pm

O tópico pergunta onde o melhor sitio PRIVADO para tirar psicologia no Porto... logo, ou eu sou muito estúpido, ou então nesse ranking apresentado e ao qual já tinha tido acesso o ISMAI e a FP aparecem na melhor colocação! E dizer que o ISMAI e a FP se revelam as piores instituições do país a leccionar psicologia quando este curso existe numas 50 instituições, e o relatorio apresentado envolve 8, não é, de todo, uma afirmação muito inteligente...

Sim, realmente, os 17 valores de último colocado verificado na FPCEUP, é um bocado exagerado (e relativamente fácil de conseguir em Humanidades!) para a exigência que um curso como Psicologia envolve, que diga-se de passagem e sem ofensa...não é dos mais complicados :lol:
psirui
Membro Expert
Membro Expert
Registado: quinta mar 09, 2006 2:21 am

Mensagempor psirui » quarta jan 30, 2008 3:09 am

Wargod Escreveu:O tópico pergunta onde o melhor sitio PRIVADO para tirar psicologia no Porto... logo, ou eu sou muito estúpido, ou então nesse ranking apresentado e ao qual já tinha tido acesso o ISMAI e a FP aparecem na melhor colocação! E dizer que o ISMAI e a FP se revelam as piores instituições do país a leccionar psicologia quando este curso existe numas 50 instituições, e o relatorio apresentado envolve 8, não é, de todo, uma afirmação muito inteligente...

Sim, realmente, os 17 valores de último colocado verificado na FPCEUP, é um bocado exagerado (e relativamente fácil de conseguir em Humanidades!) para a exigência que um curso como Psicologia envolve, que diga-se de passagem e sem ofensa...não é dos mais complicados :lol:

Para que V.Exa. saiba, nem todos os alunos que entram para psicologia vêm de humanidades...aliás, grande parte deles vêm de ciências ou saúde...
E já agora em que é que se baseia, quando diz que o curso de psicologia não é dos mais complicados!?!?!
Pode é não ser o que mais implica "MARRAR"!!! :wink:
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » quarta jan 30, 2008 7:52 am

Wargod Escreveu:Sim, realmente, os 17 valores de último colocado verificado na FPCEUP, é um bocado exagerado (e relativamente fácil de conseguir em Humanidades!) para a exigência que um curso como Psicologia envolve, que diga-se de passagem e sem ofensa...não é dos mais complicados :lol:

Wargod, não entendo porque acha que 17 valores para entrar numa faculdade é exagerado e ao mesmo tempo refere que é uma média fácil de conseguir em Humanidades. Será um valor exageradamente baixo, então. É isso?
E, como já apontou o psirui, quanto ao curso de Psicologia, este não será dos mais complicados em relação a que outros cursos?
Última edição por AbLaZe em quarta jan 30, 2008 1:26 pm, editado 1 vez no total.
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta jan 30, 2008 9:47 am

Muito sinceramente acho que este tópico é infeliz na medida em que suscita competitividade entre os colegas e porque, por exemplo, não menciona todas as universidades...Porque colocam o ISMAI em primeiro lugar em detrimento de outras que nem aparecem. Quem quiser aconselhar-se sobre qual instituição escolher para ingressar em Psicologia não é a este fórum que concerteza vão recorrer, por isso para quê este tópico aqui senão para fomentar mais a agressaõ verbal que temos vindo a assistir no fórum entre colegas?
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » quarta jan 30, 2008 10:00 am

Gostava de saber em que critérios é que se baseiam para considerar esta ou aquela universidade melhor.
Faz-me lembrar a triste ideia do ranking das escolas secundárias, por parte do Ministério. Por outro lado, essa situação faz lembrar uma discussão entre duas crianças, dizendo que o carro de um é melhor do que o do outro.
Enfim, é triste.
"Vive o Minuto ao Segundo"
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » terça set 30, 2008 4:24 pm

miosotis Escreveu:Eu depois de ler os comentários anteriores, penso que os alunos das privadas são algo esquizofrénicos pois distorcem imenso a realidade e inventam uma ilusão positiva acerca das suas universidades.

O relatório de avaliação das Universidades Portuguesas fez o seguinte ranking:

1º Universidade Minho-
2º ISPA
2º Univers. Coimbra
3º Univers. Lisboa
4º Univers. Porto
5º ISCTE
6º Univers. Évora
7º Lusófona
8º ISMAI
8º Fernando Pessoa
9º Independente

O ismai e a Fernando Pessoa são, não apenas as piores universidades do Porto, mas também as piores universitretas de Portugal.

Vejam o ranking aqui

http://www.ispa.pt/NR/rdonlyres/6595C9D ... ark_avaliação_CNAVES_2005_SITE_ISPA.pdf

Não inventem realidades que não existem. Outra realidade é a empregabilidade. Ela praticamente não existe.

Também é cómico dizerem que não tem tempo para uma FPCE. Claro não tenho tempo (17 valores)...

Um ranking elaborado pelo ISPA, nao o iria por em ultimo lugar. Nao estou a dizer que é bom ou mau porque nao estudo la. Mas se fosse a FPCE-UC a fazer, punha UC em 1º ou 2º, se fosse a FPCE-UL, idem aspas, FPCE-UP idem aspas... A valorizaçao do psicologo vai mais alem do que a formaçao academica (que é algo redutora). Acho que já chega de tanta competiçao.
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud

Voltar para “Licenciaturas / Mestrados Integrados em Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante