FPCEUL vs ISPA: Qual a melhor Fac de Psicologia?

O crescimento exponencial da oferta formativa superior em Psicologia nos últimos anos. A qualidade dos cursos e a sua avaliação.

Moderadores: Cristina, César, Sete-Luas

Qual a melhor Faculdade?

Votação encerrada em sábado mai 27, 2006 9:59 pm

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
1
14%
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
6
86%

Total de votos: 7
luis
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta mai 17, 2006 9:46 pm

FPCEUL vs ISPA: Qual a melhor Fac de Psicologia?

Mensagempor luis » quarta mai 17, 2006 9:59 pm

gostaria de saber a vossa opinião sobre qual a melhor faculdade para frequentar o curso de psicologia?
LG
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta fev 22, 2006 10:22 pm

Mensagempor LG » sexta jun 02, 2006 8:57 pm

Eu digo ISPA.

Para além que no ranking de faculdades de psicologia, a de Lisboa ficava atrás do Ispa.
Primeiramente vinha a universidade do Minho, depois a de Coimbra e logo de seguida o Ispa, com o resto tudo para trás.
ju
Membro Regular
Membro Regular
Registado: sábado jan 29, 2005 2:17 pm

Mensagempor ju » sexta jun 02, 2006 10:47 pm

Pelo k sei coimbra e o ISPA estavam ambas em segundo lugar :wink:
LG
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor LG » sexta jun 09, 2006 4:59 pm

Empatadas. :D
Wargod
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo abr 09, 2006 6:24 pm

Mensagempor Wargod » sexta jun 09, 2006 10:39 pm

onde se pode ter acesso a esse ranking?
Lipa Silva
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo nov 20, 2005 2:12 pm

Mensagempor Lipa Silva » domingo jun 11, 2006 12:41 pm

Esse ranking está disponível em: http://www.apesp.pt/documentos/universi ... icolo5.htm

Nesta página da APESP (http://www.apesp.pt) está disponível a avaliação nao só para o curso de Psicologia, como para muitas outras licenciaturas.
Wargod
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo abr 09, 2006 6:24 pm

Mensagempor Wargod » domingo jun 11, 2006 9:47 pm

o link q me deste é o do proprio ranking?! lol... é q se for vejo o ismai em primeiro lugar logo seguido da independente... n vejo referencias a coimbra...como podem atribuir classificaçoes segundo isto se aqui encontram exclusivamente privadas? nunca percebi mto bem isto de rankings a nivel de cursos e faculdades... :?
AnjoDaMorte
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo nov 21, 2004 1:54 am

Mensagempor AnjoDaMorte » segunda jun 12, 2006 7:56 pm

Wargod Escreveu:o link q me deste é o do proprio ranking?! lol... é q se for vejo o ismai em primeiro lugar logo seguido da independente... n vejo referencias a coimbra...como podem atribuir classificaçoes segundo isto se aqui encontram exclusivamente privadas? nunca percebi mto bem isto de rankings a nivel de cursos e faculdades... :?

Esse site é a avaliação às universidades privadas, se leres bem diz no topo Associação Portuguesa do Ensino superior Privado, portanto é de esperar que não apareçam aí as avaliações das públicas. E a ordem pela qual estão as avaliações é meramente aleatória, se quiseres saber em concreto tens que ler os relatórios de cada uma.

Quanto à avaliação das públicas tens aqui este relatório: http://www.fup.pt/conselhodeavaliacao/r ... lo=5&ano=7

PS: Segundo uma dessas avaliações, o ISPA foi considerado como a 2º/3º melhor faculdade. Nalguns sitios dizem que está em 2º empatado com Coimbra, noutros consideram como estando em 3º. Qualquer das formas aqui fica o resumo feito ao curso de psicoogia no ISPA:

Classificação A - Excelente

- organização institucional
- do corpo docente
- pessoal não docente

Classificação B - Muito Bom

- objectivos do curso
- conteúdos programáticos
- alunos
- processo pedagógico
- instalações e equipamentos
- relações externas e internacionalização
- ambientem académico (apoio social)
- gestão de qualidade
- empregabilidade

Classificação C - Bom

- plano de estudos
Sónia.rp
Membro Regular
Membro Regular
Registado: quarta jul 12, 2006 3:14 pm

Mensagempor Sónia.rp » sábado out 07, 2006 9:33 pm

embora concorde plenamente que não é a faculdade que faz o psicólogo, acho que tem bastante importância a selecção da melhor faculdade possivel, uma vez que há diversas universidades que têm este e outros cursos sem grande qualidade, o que dificulta ainda mais o acesso ao mundo profissional.
Boa sorte nas escolhas :)
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

Mensagempor Green Tea » terça out 10, 2006 6:04 pm

mas n era suposto discutirmos coisas importantes??

nao entendo esta dicotomia ...
AnaMarisa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 28, 2006 5:39 pm
Contacto:

Mensagempor AnaMarisa » domingo out 15, 2006 1:11 am

Caros colegas:

Não votei por não concordar com as hipoteses de escolha das respostas porém, respeito a opinião do colega que iniciou esta mesma votação.
Quem inicia é que sabe o que pretende.

Lá está...a Universidade não faz a pessoa, o profissional e, a fama pode induzir em erro ou minimizar a importância e qualidade que outras universidades têm devido à pouca fama que parecem possuir...se me percebem.

Esta é apenas a minha simples e humilde opinião.

:wink: :roll:

A.M
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

Mensagempor Green Tea » domingo out 15, 2006 9:52 pm

:roll:

eu só acho q é escusada a dicotomia .. pq é um velho debate q nunca leva a lado nenhum, precisamente pq é o aluno q se faz profissional, e n tanto a faculdade q frequenta :roll:

enfim
andreia09m
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: segunda set 25, 2006 12:16 am

Mensagempor andreia09m » quarta out 18, 2006 10:56 am

Eu digo a 1º hipotese
rosita_dias
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta dez 08, 2006 3:34 pm

ai ai ai

Mensagempor rosita_dias » segunda dez 11, 2006 8:32 pm

olá colegas! frequento o 4º ano de uma licenciatura em psicologia (vou abster-me de dizer qual é)! acho esta discussão totalmente absurda:
1º todas as pessoas vão votar na sua faculdade basicamente porque existe uma tendência para reduzir a dissonancia cognitiva e entre a possibilidade de estarmos a frequentar uma faculdade que poderá não ser a melhor, e provavelmente teremos feito um erro ao escolher o nosso destino à uns anos atrás, vamos todos defender a nossa 'casa' para não nos sentirmos mal pelas decisões tomadas;
2º para poder fazer uma decisão acertada teriamos que ter informação/ dados para tomá-la e poder fazer uma comparação quasi-cientifica, e digam-me lá quem é que tirou os dois cursos: na FPCEUL e no ISPA? apenas uma pessoas nessas condições estaria capacitada para realizar tal juízo. Como é obvio, ninguém se dá ao trabalho (parvoíce?) de frequentar os dois cursos em simultaneo.
Deste modo proponho que deixem de fazer rivalidades parvas porque ambos os cursos são bons, o ISPA tem boas instalações mas demasiados alunos, a FPCEUL tem bons docentes mas poucos recursos...todos têm falhas. E depois quem faz o curso é o estudante (aquele que estuda), e não o aluno (aquele que reproduz)... e nesse sentido o que é melhor é cada um investir na sua formação e não ficar à espera que o nome do local onde estudou o salve do desemprego...
rosita_dias
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

e ainda

Mensagempor rosita_dias » segunda dez 11, 2006 8:39 pm

além disso colegas, os relatórios de avaliação de 2005 são exclusivamente qualitativos e referem várias vezes que os resultados não podem ser comparados. Numa época onde os nossos cursos são cientificos e que estamos aqui a falar de excelencia no ensino, pecam as vossas instituições por não vos terem ensinado bem a psicometria. A utilização de dados de natureza qualitativa para fins quantitativos é um erro tão grande que nem sei de onde podem ter ido tirar a ideia de um ranking. Meus senhores e senhoras, somos universitários e devemos portar-nos como tal. A excelencia no ensino começa em nós, estudantes, e não nas nossas instituições.

Fica este comentário para reflexões futuras

Rosa Dias
rosita_dias
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado

Mensagempor rosita_dias » sábado jan 13, 2007 8:19 pm

Avaliação qualitativa de algumas das licentiaturas de psicologia de lisboa

---------------------------------------FPCEUL--- ISCTE----ISPA

ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL------B--------B----------A

OBJECTIVOS DO CURSO---------------B--------C---------B

PLANO DE ESTUDOS--------------------B--------C---------C

CONTEUDOS PROGRAMAMTICOS------B--------B---------B

ALUNOS-----------------------------------A--------A----------B

PROCESSO PEDAGOGICO--------------C-------B----------B

CORPO DOCENTE------------------------A-------A----------A

PESSOAL N DOCENTE-------------------C--------C---------A

INSTALAÇOES E EQUIPAMENTOS-----B---------C--------B

RELAÇÕES EXTERNAS E
INTERNACIONALIZAÇÃO----------------B--------B---------B

APOIO SOCIAL---------------------------B--------B---------B

GESTAO DA QUALIDADE----------------B--------B---------B

EMPREGABILIDADE----------------------B--------B----------B

ora vamos lá fazer uma análise com pés e cabeça entre a FPCE-UL e o ISPA:
- coisas melhores no ISPA que na FPCEUL: organização institucional, pessoal não docente e processo pedagógico;
- coisas melhores na FPCEUL que no ISPA: plano de estudos e alunos;
- o resto é igual...agora cada um avalia como queira o que acha importante para a sua formação.

Se calhar outra pessoa podia fazer isto em relação à oferta formativa do norte do país...
slimvita
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: terça jan 30, 2007 6:43 pm

Mensagempor slimvita » terça mar 20, 2007 10:13 pm

Olá caros colegas!

Para já, esse tal "ranking" não é nada de absoluto ou omnipotente, o que significa que depende muito dos critérios de avaliação e até do próprio juro, que nem sempre é cego... e até é impossível que o seja, não sejamos hipócritas. E o mesmo quanto à votação/recolha de opiniões que aqui estão a fazer; não acredito que haja alguém suficientemente imparcial para não "puxar a brasa à sardinha" da sua própria Escola, o que contamina totalmente os resultados. Quanto a mim, frequento actualmente a FPCE-UL e até sou a primeira a criticá-la em alguns aspectos, mas não a trocava por nenhum outro estabelecimento de ensino. A sua estrutura de funcionamento interno segue um pouco o padrão das instituições públicas (pouco organizada, muita burocracia desnecessária...) mas, apesar de tudo, e já nem falando dos alunos, de facto o corpo docente não está longe de ser "la créme de la créme", ainda que muitos deles sejam perfeitamente desconhecidos do público em geral. E se o trabalho que lá se desenvolve não é mais reconhecido e divulgado é porque não há esforço suficiente nesse sentido; há muita gente que nem sequer conhece a FPCE-UL. Quantas vezes já não ouvi: "Estás em Psicologia? Onde, no ISPA?". Tenho o maior respeito pelo ISPA e pela convivência com colegas que o frequentam, sei que é um estabelecimento muito bom e penso que todos teríamos a ganhar com a partilha de experiências, uma vez que estas duas escolas não apostam nas várias áreas do saber da mesma maneira (o que as torna incomparáveis e complementares). Quanto às outras universidades todas que leccionam cursos de Psicologia em Lisboa, peço desculpa, mas parecem-me perfeitamente desnecessárias. E mesmo assim, tanto o ISPA como a FPCE-UL já aceitam alunos em demasia.
LG
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor LG » sexta nov 14, 2008 1:48 am

ISPA :D
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

:)

Mensagempor leonardorosa » sexta nov 14, 2008 9:32 am

e o ISPA tá mesmo ali ao pé de Alfama... e tem a miúdas mais giras (just kidding)... acho que isso do melhor e do pior não faz muito sentido... tanto mais que as orientações teóricas são algo diferentes...
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » sexta nov 14, 2008 10:28 am

Agora a sério, acho que estão a comparar duas instituições de grande valor. Se quisessem comparar o ISPA ou a FPCEUL com a universidadezeca da esquina, seria diferente... :twisted:

Acho que tanto o ISPA como a FPCEUL são excelentes instituições, que merecem toda a credibilidade, têm óptimos professores e etc etc... :wink:

Voltar para “Licenciaturas / Mestrados Integrados em Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante