FPCEUL vs ISPA: Qual a melhor Fac de Psicologia?

O crescimento exponencial da oferta formativa superior em Psicologia nos últimos anos. A qualidade dos cursos e a sua avaliação.

Moderadores: Cristina, César, Sete-Luas

Qual a melhor Faculdade?

Votação encerrada em sábado mai 27, 2006 9:59 pm

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
1
14%
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
6
86%

Total de votos: 7
LG
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta fev 22, 2006 10:22 pm

Mensagempor LG » sexta nov 14, 2008 3:10 pm

Eu estava e puxar a brasa a minha sardinha! :)

Mas como é óbvio acho ridículo andar-se a comparar o que não é comparável. As duas universidades são de grande valor!
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

...

Mensagempor leonardorosa » sexta nov 14, 2008 3:21 pm

não me fales em brasas que eu lembro-me dos meus tempos de estudante das belas belas tertúlias no ferrador...
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta dez 17, 2008 12:09 am

Qual é o objectivo desta votação? Se era por uma questão de decisão para escolha da faculdade, os nºs da votação são claros (eu não votei pois não tenho, pessoalmente, forma de comparação).
Sendo ISPIANA, só posso falar do ISPA (não teria escolhido outra). O ISPA representa a história da psicologia em Portugal. É uma grande escola, com coisas boas e menos boas em termos do seu funcionamento, com certeza.
Mas em termos da solidez do corpo docente e do processo pedagógico, do espaço em si, da abertura para a arte e cultura, do debate de ideias, da liberdade e da intimidade, não penso que encontraria melhor.

LEONARDOROSA, o que eu aprendi (a pensar, a debater, a viver (e que vivências)), no histórico ferrador (agora já não estão lá aquelas suigeneris personagens, os irmãos. Venderam aquilo. Continua o ferrador mas é outra coisa.). E Alfama e o Castelo ali ao cimo das escadinhas….. (eu sou da altura em que a entrada do ISPA ainda era pelas escadinhas. Agora já não é assim, aquilo cresceu imenso).

Traz saudades!
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

Mensagempor leonardorosa » quarta dez 17, 2008 1:55 pm

Cristina Silva Escreveu:Qual é o objectivo desta votação? Se era por uma questão de decisão para escolha da faculdade, os nºs da votação são claros (eu não votei pois não tenho, pessoalmente, forma de comparação).
Sendo ISPIANA, só posso falar do ISPA (não teria escolhido outra). O ISPA representa a história da psicologia em Portugal. É uma grande escola, com coisas boas e menos boas em termos do seu funcionamento, com certeza.
Mas em termos da solidez do corpo docente e do processo pedagógico, do espaço em si, da abertura para a arte e cultura, do debate de ideias, da liberdade e da intimidade, não penso que encontraria melhor.

LEONARDOROSA, o que eu aprendi (a pensar, a debater, a viver (e que vivências)), no histórico ferrador (agora já não estão lá aquelas suigeneris personagens, os irmãos. Venderam aquilo. Continua o ferrador mas é outra coisa.). E Alfama e o Castelo ali ao cimo das escadinhas….. (eu sou da altura em que a entrada do ISPA ainda era pelas escadinhas. Agora já não é assim, aquilo cresceu imenso).

Traz saudades!

Hum... então eras uma das brasas que lá andava... (brincadeirinha, em ofensa)... olha e eu (parece um anúncio de televisão) sou do tempo em que o ISPA era só na primeira parte do edíficio (não havia cá refeitório nem essas modernices)... muitas saudades mesmo... acabar as aulas (era trabalhador-estudante) e ir jantar ao barracão de alfama e ir beber um copo ao esboço... *sigh* :)
miguel_lopes
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mar 04, 2009 6:15 pm

Mensagempor miguel_lopes » quarta mar 11, 2009 12:08 pm

OS Rankings das melhores faculdades de Psicologia

1º Faculdade do Minho
2º ISPA

COSULTE AQUI:

http://www.ispa.pt/NR/rdonlyres/6595C9D ... ark_avaliação_CNAVES_2005_SITE_ISPA.pdf
*MaRgAriDa*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça jun 30, 2009 8:12 pm

Mensagempor *MaRgAriDa* » quarta jul 01, 2009 2:06 am

Andando eu no ISPA.. claro que puxaria a brasa à minha sardinha.. =)

Deixo-vos aqui o último "estudo" feito pela revista Sábado
http://www.ispa.pt/NR/rdonlyres/E1BB11D ... ioISPA.pdf
Margarida d'Oliveira
Mestrado Integrado em Psicologia Social e das Organizações
ISPA 2011
Fainne
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta ago 21, 2008 7:51 pm

Mensagempor Fainne » quinta jul 16, 2009 9:45 pm

Quase todos defendem o ISPA...mas isto no fundo é apenas a nossa opinião e o tal sentimento de "identidade" que criamos com a instituição... :P

Eu ando na FPCE UL e pessoalmente, se tornasse a candidatar-me, tornava a candidatar-me para esta faculdade.
Tem as suas falhas, tal como todas - a secretaria funciona pessimamente mal, é o pior aspecto que aponto.

Mas a FPCE UL está muito direccionada para a investigação na área da psicologia cognitiva, e para quem está interessado nisso acho que a FPCE UL é uma boa opção.

As aulas são dadas por professores bastante competentes e puxam muito por nós, ali as boas notas são obtidas com muito, muito esforço, e a preparação que nos dão é excelente. Mas, reforço, está MUITO direccionada para a investigação.
Isso é bom para alguns, e depois há outros que não gostam - tem a ver com os interesses académicos de cada um.

Do ISPA disseram-me que a vertente dominante é mais na linha da psicanálise e afins (mas são boatos portanto estou a falar apenas do que ouvi dizer sobre o ISPA, os "ispianos" que se manifestem sobre isso :wink: )

E claro, é a minha opinião, e não sei como funciona o ISPA, tou só a falar do que acho da FPCE e não estou a comparar nada em termos de dificuldade das aulas e notas, pois do ISPA não tinha informações suficientemente válidas para dar.

:wink:
PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Mensagempor PsiSandrovski » quinta jul 16, 2009 9:49 pm

Fainne Escreveu: Tem as suas falhas, tal como todas - a secretaria funciona pessimamente mal, é o pior aspecto que aponto.

:lol: :lol: :lol: :lol:
A secretaria da FPCEUL continua a mesma coisa :?:
Há coisas que nunca mudam mesmo... :twisted:
:lol: :lol: :lol:
Fainne
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta ago 21, 2008 7:51 pm

Mensagempor Fainne » quinta jul 16, 2009 9:55 pm

PsiSandrovski Escreveu:
Fainne Escreveu: Tem as suas falhas, tal como todas - a secretaria funciona pessimamente mal, é o pior aspecto que aponto.

:lol: :lol: :lol: :lol:
A secretaria da FPCEUL continua a mesma coisa :?:
Há coisas que nunca mudam mesmo... :twisted:
:lol: :lol: :lol:

Bolas, é que não mudam mesmo!! :lol:
Este ano enchemos dois livros de reclamações inteiros na altura das matrículas, houve pessoas que decidiram ir acampar para lá às 10h da noite do dia anterior só porque as matrículas eram feitas presencialmente e por ordem de chegada... já estava na altura de nos podermos matricular on-line!!
Mas há muitos episódios negativos com a secretaria sim...infelizmente vejo que não é recente :twisted:

Mas amor à faculdade sempre e se me perguntam se aconselho a FPCE UL - sim, aconselho :D
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sexta jul 17, 2009 11:36 am

*MaRgAriDa* Escreveu:Andando eu no ISPA.. claro que puxaria a brasa à minha sardinha.. =)

Deixo-vos aqui o último "estudo" feito pela revista Sábado
http://www.ispa.pt/NR/rdonlyres/E1BB11D ... ioISPA.pdf

Interpretei mal ou o ISPA, nesse estudo, é a melhor faculdade de psicologia mas também a faculdade com uma maior taxa de desemprego?
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
*MaRgAriDa*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça jun 30, 2009 8:12 pm

Mensagempor *MaRgAriDa* » sexta jul 17, 2009 7:17 pm

O ISPA conta com 3112 diplomados em 10 anos.. e com uma relação de 6.56% entre número de desempregados e total de diplomados.. a mais baixa de todas as que se referem a Psicologia.
Interpretei o gráfico assim... não sei se bem ou mal.

Mas friso que embora frequente esta faculdade sei que não é por frequentá-la que tenho emprego "garantido" (só porque este estudo diz que é a taxa mais baixa) e que mais importante do que o sítio de onde se vem ou da média de curso deve ser o que se vai fazendo durante o curso
Margarida d'Oliveira
Mestrado Integrado em Psicologia Social e das Organizações
ISPA 2011
Nova
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta set 24, 2010 3:10 pm

Re: FPCEUL vs ISPA: Qual a melhor Fac de Psicologia?

Mensagempor Nova » sexta set 16, 2011 7:28 pm

Este tópico já é antigo mas, como frequentei 2 universidades de psicologia em Portugal, fica a minha opinião:
- comecei pela faculdade de psicologia de Coimbra, embora o meu sonho fosse estudar no ISPA, no primeiro ano. Bons professores,grau de exigência bastante razoável, bons alunos, alguma "desorganização"... Surgiu a oportunidade "económica" de estudar no Ispa (e tinha a vantagem de poder ir todos os dias à minha terra natal e estar com uma pessoa importante para mim) e pedi transferência passado pouco mais de um mês. Não me arrependi mas, pelo que vi, teria tido tão bom desempenho em Coimbra como no ISPA. Só houve um aspecto que não me agradou muito que foram os alunos. Mas estive no ISPA 5 anos e em coimbra estive apenas um mês... Não deu para conhecer muito profundamente ninguém. Fiquei realizada por ter estudado no ISPA. Tem um bom grau de exigência, o curso está muito bem estruturado e organizado e tem bons professores. No entanto, acredito que ser bom ou mau profissional só depende de nós e do nosso esforço e muito pouco da instituição que frequentamos... Temos que ser auto-didactas, pró-activos, dedicados e esforçados, se isso nos trouxer prazer.. Para mim, estudar é um prazer e é fácil falar desta forma.

Voltar para “Licenciaturas / Mestrados Integrados em Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante