Petição Situação Actual dos Psicólogos Estagiários em Portu

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

RicardoDuarte
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Mensagens: 2
Registado: sexta fev 12, 2010 7:31 pm

Petição Situação Actual dos Psicólogos Estagiários em Portu

Mensagempor RicardoDuarte » sexta abr 13, 2012 12:58 pm

Caros colegas, foi criada uma petição sobre a situação actual dos Psicólogos Estagiários em Portugal que merece atenção.

http://www.peticaopublica.com/PeticaoLi ... 2012N23304

Por favor partilhem caso concordem.

Na minha opinião a Ordem dos Psicólogos colocou restrições ao acesso à profissão sem perceber se havia condições reais para que estas pudessem ser cumpridas. Bastava fazer um pequeno levantamento oral para perceber que não há, neste momento, nenhuma entidade disponível para pagar um estágio profissional a um recém-formado em psicologia tal como a lei obriga. A isto acresce a enorme desorganização da Ordem em relação à gestão destas matérias, bem visível pelas demoras na gestão dos processos e nas respostas aos muitos pedidos de informações que têm. Por último dizer que num país em que se respeitassem os cidadãos nunca uma ordem teria o direito de criar regras altamente restritivas de acesso a uma profissão e de as aplicar de imediato, quando obviamente essas regras são levadas em consideração quando alguém escolhe determinado curso.

Ricardo Duarte
Avatar do Utilizador
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Mensagens: 298
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Localização: Porto
Contacto:

Re: Petição Situação Actual dos Psicólogos Estagiários em Po

Mensagempor vvvieira » terça abr 24, 2012 4:29 pm

O problema da Ordem é de base: a lei que a criou tem inconstitucionalidades a que o PR deu cobertura, logo não me parece que agora esteja interessado em resolver. Mas vou assinar, ainda assim.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante