Instrumentos de avaliação psicológica

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Instrumentos de avaliação psicológica

Mensagempor Sete-Luas » sábado mar 16, 2013 2:58 am

Boa noite!

Sei que vou ler algumas críticas, mas cá vão as minhas dúvidas. Depois de uma longa luta, e se nada malograr, iniciarei o estágio da OPP num agrupamento de escolas. A minha área de especialização é clínica e a psicóloga da escola em questão incide, sobretudo, sobre a orientação vocacional, embora preste, naturalmente, auxílio em intervenções escolares emergentes (dificuldades de aprendizagem, comportamentos disruptivos, trabalho com professores, etc.).

É óbvio que a minha intervenção passará essencialmente sobre as mesmas problemáticas, onde vou apostar em algumas "formações clínicas mais educacionais", se me é permitida a expressão. No entanto, e já a pensar um pouquinho no futuro, embora não seja propriamente tempo para essas ideias malucas, estou a pensar em ir adquirindo alguns testes, que sempre tencionei comprar desde a altura da Universidade, mas uma coisa é a "teórico-prática universitária", que me cativou bastante, outra coisa são as questões práticas dos instrumentos num contexto efectivamente clínico.

Posto isto, gostaria de ouvir algumas opiniões sobre os seguintes instrumentos de avaliação (e eu aqui já sei que vou ser esconjurada pelas opções dinâmicas =P):
Duss
Pfister (embora não seja uma primeira opção devido ao preço)
Rorschach (embora não seja uma primeira opção devido à complexidade e duração do mesmo)
Técnica projectiva de desenho: Casa-Árvore-Pessoa
Roberts-2 (embora não seja uma primeira opção devido ao preço
Pata negra
Zulliger (embora tenha estudado o Rorschach e o Zulliger, estou dividida quanto à melhor escolha. Não sei se é prudente, dada a sua "semelhança", comprar os dois)
TAT/CAT.

Obrigadas!

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Bing [Bot] e 4 visitantes