Estágios Profissionais - ORDEM

A regulação e regulamentação da formação e do exercício da psicologia em Portugal. A acreditação e certificação. A organização da classe profissional. Os direitos e deveres laborais. As organizações representativas. A identidade e a imagem dos Psicólogos.

Moderador: Cristina

FilipaDias
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: segunda set 07, 2009 2:48 pm

Re: Estágios Profissionais - ORDEM

Mensagempor FilipaDias » segunda dez 20, 2010 4:21 pm

Também estou a fazer um estágio no âmbito do PEPAC, e já questionei a Ordem sobre esta questão, e aquilo que me disseram foi que no final do mesmo teria que enviar cópia do contrato de forma a fazerem o reconhecimento da exp. profissional.
vitorcoelho
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: quarta nov 10, 2004 11:29 pm

Mensagempor vitorcoelho » segunda dez 20, 2010 6:38 pm

Vai me desculpar por uma importante correcção. Tem de estar registar na Ordem na Categoria Membro Estagiário - Reconhecimento de Estágios Profissionais, para que o que menciona possa ocorrer.

Tal só pode ocorrer por se tratar de um estágio que teve início previamente à publicação do Regulamento de Estágios Profissionais da OPP.

Vitor Coelho, OPP
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » terça dez 21, 2010 5:37 pm

Boa tarde,
Algum colega já participou nos cursos de formação para os estagiários da categoria B ou C? O que dizem da formação? O que mais tem de se fazer para além da formação, ou fica se logo efectivo?
Obrigada
dan_psi
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda jul 25, 2005 3:23 pm

Mensagempor dan_psi » terça dez 21, 2010 6:46 pm

Já agora, no seguimento da pergunta da colega, esses colegas que estão a fazer a formação sabem se vão ter alguma avaliação ou é só mesmo necessário frequentar? E os 80 euros que se pagam não tem nada a ver com o suposto relatório de estagio, pois n? Ou seja, temos que pagar para além do que vem em DR mais 80 euros qd nos inscrevemos neste curso n é?
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jul 06, 2007 11:47 am

Mensagempor Cristina Machado » terça dez 21, 2010 11:30 pm

Liliana Costa Escreveu:Boa tarde,
Algum colega já participou nos cursos de formação para os estagiários da categoria B ou C? O que dizem da formação? O que mais tem de se fazer para além da formação, ou fica se logo efectivo?
Obrigada

Colega ao frequentar o curso de formação não fica logo membro efectivo, tem de realizar o estágio para a Ordem.

Espero ter ajudado.
fedra
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta ago 29, 2007 11:23 am

Mensagempor fedra » terça dez 21, 2010 11:58 pm

vitorcoelho Escreveu:Vai me desculpar por uma importante correcção. Tem de estar registar na Ordem na Categoria Membro Estagiário - Reconhecimento de Estágios Profissionais, para que o que menciona possa ocorrer.

Tal só pode ocorrer por se tratar de um estágio que teve início previamente à publicação do Regulamento de Estágios Profissionais da OPP.

Vitor Coelho, OPP

Vitor antes demais agradecer-lhe os esclarecimentos que tem dado ao longo dos diferentes tópicos. Isto porque o que me chateia na ordem não é o facto de as coisas não estarem prontas tipo Gelly-já (todo estes processos necessitam do seu tempo), mas sim a falta de informação. Algumas das questões que esclareceu, também eu coloquei à ordem, sem ter obtido resposta ou "obtendo respostas tipo" que não respondem às minhas perguntas.
Aproveitando a sua boa vontade, e tendo em conta o comentário feito, talvez me possa esclarecer.
Estou inscrita como membro estagiário desde Março de 2010 (mais coisa, menos coisa), sendo que em Outubro entreguei comprovativo de estagio realizado de Outubro de 2009 a Outubro de 2010, solicitando a sua validação.
Qual é o meu espanto quando no passado dia 10 recebi a seguinte informação por e-mail:

"No seguimento da notícia publicada na página da Ordem a 28 de Outubro de 2010, face à publicação do Regulamento de Estágios Profissionais, vimos por este meio informar que o seu processo se encontra, no momento, completo na categoria de MEMBRO ESTAGIÁRIO – Modalidade A (Realização de Estágio Profissional)."

Pois que solicitei esclarecimentos, quanto à validação do estágio, tendo sido indicado que teria que aguardar pela comissão de estágios, ao que questionei, qual o sentido do e-mail enviado, e se nesse caso a situação não deveria estar em análise ou na Categoria Membro Estagiário - Reconhecimento de Estágios Profissionais. Pois que ainda estou à espera...

Eu acredito que todos os dias cheguem à ordem imensos pedidos de resposta, mas e entretanto...permaneço na dúvida a situação vai ser analisada? é necessario mais alguma coisa? está tudo bem com o processo? Acaba por provocar inquietações que talvez fossem desnecessárias.

Não sei se me consegue "dar uma luz" :)
Obrigada
Barbara Sebastiao
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 02, 2008 9:15 pm

Mensagempor Barbara Sebastiao » quarta dez 22, 2010 3:58 pm

Cristina Machado Escreveu:
Liliana Costa Escreveu:Boa tarde,
Obrigada

Colega ao frequentar o curso de formação não fica logo membro efectivo, tem de realizar o estágio para a Ordem.

Creio que quem está na Categoria B (Reconhecimento Estágio) ou C (Reconhecimento Profissional) não necessita de fazer estágio pela Ordem, ou estou enganada?

Recebi hoje informação que estou na Categoria B e que o estágio profissional que fiz em 2008/09 foi validado! Não terei de fazer mais nenhum estágio.
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » quarta dez 22, 2010 6:09 pm

Colega Cristina Machado, creio que não está bem informada,

Quem está inscrito na categoria B ou C e portanto prioritários na inscrição para a formação vão ver reconhecidos 12 meses da experiência profissional, assim não tem lógica como disse fazer o estágio, pode dizer-me em que se baseou para dar essa informação? Obrigada
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » quinta dez 23, 2010 11:40 am

Liliana Costa Escreveu:Colega Cristina Machado, creio que não está bem informada,

Quem está inscrito na categoria B ou C e portanto prioritários na inscrição para a formação vão ver reconhecidos 12 meses da experiência profissional, assim não tem lógica como disse fazer o estágio, pode dizer-me em que se baseou para dar essa informação? Obrigada

Colega eu transmiti-lhe a informação que me foi dada pela Ordem. Pois questionei a Ordem sobre a questão colocada pela colega Liliana e a resposta dada foi a que mencionei acima.

Provavelmente deram-me a informação errada. Peço desculpa se lhe induzi em erro, mas transmiti-lhe a informação que me foi dada.
Barbara Sebastiao
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta jul 02, 2008 9:15 pm

Mensagempor Barbara Sebastiao » quinta dez 23, 2010 1:44 pm

Enviei mail com a minha dúvida e a resposta foi que o meu estágio (9 Meses - IEFP ) foi validado pela Ordem. Resta-me esperar se a Comissão de Estágio considera se terei de fazer mais 3 meses (!) de estágio para completar o que já foi validado.

Estou indignada e revoltada! Vou abandonar o meu trabalho para fazer 3 meses de estágio?!!
Fiz o meu estágio ainda nem havia Ordem, está muito injusto!!!!

Queria partilhar para o caso de haver colegas na mesma situação que eu.
ana correia

Mensagempor ana correia » quarta jan 05, 2011 4:07 pm

Caros colegas,

desculpem a estupidez da questão, mas ...

alguém que já tenha contactado com a Ordem sabe dizer se efectivamente quem está como membro estagiário só pode celebrar contrato num âmbito de estágio profissional? Caso surja uma oportunidade de celebrar um contrato, que não em âmbito de estágio profissional, o membro estagiário pode estar a incorrer em ilegalidade?

ok, o regulamento diz que é preciso estágio para passar a efectivo e presumo que para a Ordem um membro estagiário não pode de modo algum exercer autonomamente um trabalho de psicólogo, mas queria esclarecer de vez esta questão.

Já telefonei para ordem e dizem que dúvidas de estágio só por e-mail. Já mandei e-mail com esta dúvida, mas também já o tinha feito há um mês e não responderam.

Estou fartinha da Ordem :cry:
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mar 07, 2010 10:54 pm
Contacto:

Mensagempor vvvieira » quarta jan 05, 2011 7:53 pm

E a colega já leu o comunicado em https://www.ordemdospsicologos.pt/noticia/106? Muito interessante, embora se calhar a criar mais dúvidas do que acrescentar certezas. Estas coisas não aparecem do nada. A situação deve estar bastante tensa.
O futuro está à nossa frente. Cabe-nos fazê-lo melhor.
ana correia

Mensagempor ana correia » quarta jan 05, 2011 8:14 pm

Sim colega li, nomeadamente a parte em que dizem que o membro estagiário pode exercer a actividade de psicologia embora com sujeição à orientação de um orientador de estágio. Interpreto que efectivamente quem é membro estagiário só pode trabalhar como estagiário profissional.
inesascenso
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo jul 19, 2009 10:03 pm

Mensagempor inesascenso » sexta jan 14, 2011 11:48 am

bom dia caros colegas,

eu sou membro estagiário da Ordem e desde que iniciei a minha prática profissional que faço Supervisão Clínica. Recentemente, entrei em contacto com a Ordem com o intuito de perceber se podia continuar a exercer a profissão (sendo acompanhada de supervisão clínica) ou se tinha, efectivamente, de abandonar a prática até me tornar membro efectivo.

A resposta da Ordem veio e é positiva, posso exercer a profissão desde que receba supervisão de um membro efectivo da Ordem!

cumprimentos,
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jan 14, 2011 12:05 pm

Ainda bem. Porém, acho interessante comparar o Artigo 52º do Estatuto com o Artigo 4º do Regulamento de Estágios:

"Artigo 52.º do Estatuto da OPP
Estágios profissionais
1 — Para a passagem a membro efectivo da Ordem, o respectivo membro tem obrigatoriamente de realizar um estágio profissional promovido e organizado pela respectiva Ordem." (negrito meu)

"Artigo 4.º do Regulamento de Estágios
Caracterização do estágio profissional
1 — O estágio profissional é auto-proposto pelo candidato e tem lugar no seio de entidades que com a Ordem celebrem um protocolo de estágio profissional." (negrito meu)

E, claro, o nº 6 do Artigo 17º do mesmo Regulamento:

"6 — A entidade receptora do estágio profissional deve proporcionar uma remuneração ao Psicólogo Estagiário, o qual, a título excepcional, pode aceitar que o estágio profissional não seja remunerado." (negrito meu)
paula_brito
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo set 13, 2009 8:01 am

Mensagempor paula_brito » quinta jan 20, 2011 10:06 pm

Tenho contactado a Ordem acerca do reconhecimento do estágio do IEFP que estou a efectuar desde Julho, mas cada vez que lhes coloco uma pergunta fico cada vez mais confusa...acontece que me reconheceram somente 4 meses de estágio. A minha questão é, terei de cumprir simplesmente com o resto do estagio que estou a efectuar para a comissão de estágios, à posteriori, me reconhecer a experiência, ou terei de, alem do estagio que estou a fazer (que será de 12 meses), ainda terei de fazer mais um de 8 para passar a membro efectivo? Alguém na mesma situação ou que me saiba responder? :?
Zenobia
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quarta ago 10, 2005 8:33 pm

Mensagempor Zenobia » sexta jan 21, 2011 9:23 am

.... definitivamente, a Ordem dos Psicólogos accionou o complicómetro e não sabe como o desligar :roll:
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jan 21, 2011 10:07 am

Se só lhe "reconhecem" 4 meses, terá mesmo de fazer os outros 8 (ou mais de 100 horas) noutro sítio.
O que é curioso é que ninguém sabe quem são as pessoas que lhe "reconhecem" algo: a Comissão de Estágios ainda não existe - pelo menos, publicamente...
A pergunta começa a impôr-se: era para isto que se pretendia uma Ordem?
Cristina Machado
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Machado » sexta jan 21, 2011 10:36 am

Colegas o que eu acho mais engraçado é que uma grande amiga minha tirou o curso numa universidade cuja a licenciatura pré-bolonha não tinha estágio curricular incluido e no ano de 2009 fez um estágio profissional de 12 meses, no qual o seu orientador não era Psicólogo, a Ordem reconheceu o seu estágio profissional (o que eu acho bem), e agora para ser membro efectivo só necessita de fazer a formação de 40 horas dada pela Ordem.

Esta foi a informação que a Ordem lhe deu...eu já não percebo nada :(
vvvieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor vvvieira » sexta jan 21, 2011 10:46 am

Cristina Machado Escreveu:e agora para ser membro efectivo só necessita de fazer a formação de 40 horas dada pela Ordem

e pagar, claro! :lol:

Voltar para “Regulamentação, Exercício e Identidade Profissional”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes