Relatório para Tribunal

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

reis
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 30, 2007 10:09 pm

Relatório para Tribunal

Mensagempor reis » domingo mai 18, 2008 8:03 pm

Boa noite
Estou a acompanhar uma srª,numa clínica.
Foi-me solicitado através do Tribunal, para entregar um relatório.
Algum de vós já elaborou este tipo de relatório?
Do que se trata?
se me puderem dar umas pistas, agradeço.
Obrigada
Reis.
corsário
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta jan 31, 2008 10:18 pm

Mensagempor corsário » domingo mai 18, 2008 9:09 pm

Onde eu sou voluntario, às vezes há pedidos desses.
Vou sondar por lá e se houver algum padrão, digo.
Hugo
Membro Regular
Membro Regular
Registado: terça fev 07, 2006 12:47 am

Boa noite

Mensagempor Hugo » domingo mai 18, 2008 11:26 pm

Boa noite,

Esse tipo de relatórios são pedidos com um determinado objectivo. Foi pedido pelo tribunal com que função? se não sabe tem de entrar em contacto com a instituição e esclarecer-se.

Acho que o maior perigo com esses relatórios é escrerem-se coisas a mais do que é pedido com a intenção de mostrar que percebemos bem os casos.

Aconselho alguma precaução com o que se escreve.

Pediram-me no outro dia um relatório para uma inspecção de trabalho.

O que incluí no relatório (que li no final ao paciente, antes de o selar no envelope) foi que tinha tido algumas sessões com aquela paciente, como me tinha surgido, que tipo de comportamentos tinha observado (neste caso o pedido que tinha surgido devido a uma auto-estima afectada, comportamentos de evitamento de relacionamentos inter-pessoais, perturbações ao nível da memória, do sono, sintomas de ansiedade e depressão), sugeri que continuasse a receber acompanhamento psicológico e... ponto final parágrafo... curto e conciso.

Só selei o envelope porque o paciente concordou que não me estava a exceder na informação. Eu recuso-me a "inventar" informações mas, visto que os pacientes são... pacientes... é importante respeitar a privacidade e relação terapêutica.

Abraço,

Hugo.
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Re: Relatório para Tribunal

Mensagempor Cristina Silva » segunda mai 19, 2008 11:46 am

reis Escreveu:Boa noite
Estou a acompanhar uma srª,numa clínica.
Foi-me solicitado através do Tribunal, para entregar um relatório.
Algum de vós já elaborou este tipo de relatório?
Do que se trata?
se me puderem dar umas pistas, agradeço.
Obrigada
Reis.

É importante saber para que é o relatório. No meu estágio profissional fiz várias avaliações a pedido do tribunal mas era no âmbito das crianças e os pedidos tinham a ver com regulação do poder paternal ou casos que vinham da Comissão de Protecção de Menores. O nosso trabalho era apenas o de avaliar o desenvolvimento psicológico das crianças, eventuais manifestações traumáticas, etc. E era sobre isso que elaborávamos o relatório: informar da avaliação e da observação. Não se dava qualquer tipo de opinião sobre se a criança devia ficar com aquele ou com o outro, etc. Isso é da competência do tribunal.

Saber qual o objectivo do pedido do tribunal é o mais importante para fazer o relatório.

Cristina Silva
reis
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 30, 2007 10:09 pm

Mensagempor reis » segunda mai 19, 2008 3:20 pm

Primeiro de tudo, agradeço a todos que a até agora responderam à minha questão.
Vou informar-me sobre o conteúdo mais preciso, e assim que tiver novidades volto ao forum.
Obrigada
Bjx
Reis

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante