Uma Duvida

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Uma Duvida

Mensagempor Claudio V » sábado jul 05, 2008 12:44 am

Boa noite, sou novato aqui.
Encontro-me no 3º ano de psicologia (bolonha) e preparo-me para concorrer para mestrado integrado... todavia gostaria que me ajudassem na escolha da area, e me dissessem qual delas apresenta um maior campo de aplicaçao pratica...

1 - psicoterapias dinamicas
2 - psicoterapia cognitivo-comportamental
3 - sistemica, saude e familia
4 - psicologia forense
5 - educaçao, aconselhamento e desenvolvimento

(ponho de parte psicologia das organizaçoes e psicogerontologia porque sao areas que nao me interessam a partida)

Obrigado, abraços
Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Re: Uma Duvida

Mensagempor Sete-Luas » sábado jul 05, 2008 10:37 am

Olá Claudio

É difícil responder a essa pergunta, uma vez que todas as áreas (umas mais do que outras) estão sobrelotadas. A excepção talvez passe pela Psicologia Forense que, ainda que seja uma área relativamente "nova", a perspectiva que tenho é que Portugal ainda não está muito preparado para ela.

De resto, do que vou ouvindo, a que vai tendo "mais saída" é a Sistémica, mas espero que obtenhas aqui mais opiniões a este respeito.

Cumprimentos
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sábado jul 05, 2008 12:27 pm

Obrigado... relativamente a Sistemica tambem tenho essa ideia... quanto a Forense, nao sei ate que ponto rende minimamente ca em Portugal.. mas pronto... Dentro da clinica estava mais interessado em Dinamica/CC ou Sistemica.. ainda tenho duvidas
Sete-Luas
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo mar 06, 2005 2:57 am

Mensagempor Sete-Luas » sábado jul 05, 2008 2:42 pm

Se optares por Cognitivo-Comportamental, tem em atenção se dás os Novos Desenvolvimentos, isto porque eu achava a abordagem da TCC muito reducionista (daí a minha tendência mais Dinâmica) até descobrir a Terapia Cognitiva Focada nos Esquemas, a Terapia Cognitiva Interpessoal, a Terapia da Aceitação e do Compromisso, etc.
Última edição por Sete-Luas em sábado jul 05, 2008 2:58 pm, editado 1 vez no total.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sábado jul 05, 2008 2:46 pm

tambem tenho essa ideia limitativa da TCC... daí pensar em por em 1 opçao as terapias dinamicas... so que na minha faculdade nunca se abordou muito essa area.. o metodo terapeutico assenta mais na psicanalise certo?
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » sábado jul 05, 2008 4:43 pm

Eu tou (maioritariamente) Cognitivo-Comportamental, não por escolha mas por imposição da minha universidade. Não considero que seja reducionista... mas isso também deverá ser pelo facto de eu não me cingir à TCC, mas recorrer também um pocuo aos conhecimentos que tenho das restantes correntes.
O ideal, Cláudio, será investigares um pouco o que é cada uma delas, o que aborda, como aborda, técnicas, etc. Os teus professores também te poderão ajudar!!
Boa sorte.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » sábado jul 05, 2008 4:53 pm

Nos tivemos sessoes de esclarecimento sobre cada uma das areas mas acho que fiquei mais na duvida :? entao na area de dinamica (onde se encontra o Eduardo Sa) fiquei sem saber quais os metodos utilizados para alem de assentarem na psicanalise.
Obrigado pelos vossos contributos
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quinta jul 10, 2008 9:53 pm

CLAUDIO V, então agora não tem apenas de escolher a área? Clínica, Educacional ou Social/Organizacional?

É que, dentro da clínica é que poderá enveredar, depois, na prática e na continuação do seu percurso formativo nas áreas psicoterapêuticas que indica, pois, dentro da clínica serão depois abordadas, sob a forma de introdução ou iniciação, as várias psicoterapias inerentes à clínica (necessitando sempre de mais formação posterior a isso, também no que diz respeito à área forense).

Se tem interesse na psicoterapia, a sua escolha deve ser a área clínica. Depois, quanto às orientações psicoterapêuticas logo verá o que lhe faz mais sentido.

Cristina Silva
Bacelar
Membro Sénior
Membro Sénior
Registado: terça mar 04, 2008 3:10 pm

Mensagempor Bacelar » sexta jul 11, 2008 10:37 am

Eu tirei Psicologia da Saúde (Pré-Bolonha) e estou a tirar uma formação pós-graduada em técnicas de orientação dinâmica.

O resultado práctico é "cada caso é um caso".

Não basta "ser", é preciso igualmente "reciclar".

Com os melhores cumprimentos
Bacelar
Joana Mota
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta mai 15, 2008 2:57 pm

Mensagempor Joana Mota » sexta jul 11, 2008 10:59 am

Claudio V, pelo que percebo a fac é a FPCEUC, certo?

Bem, eu estou agora a terminar a especialização em Psic das Organizações e do Trabalho la (digo la, porque estou a estagiar no Porto).

Quanto às especializaçoes em clinica, so posso falar pelo que ouvia dos colegas... Por exemplo, forense podera parecer uma boa opçao à partida, mas o facto é que esta muito pouco estruturada. Metade das cadeiras sao de sistemica, por exemplo.

Se estas mais inclinado para dinâmica, posso dizer que sera das àreas mais trabalhosas. Os meus colegas mal tiveram tempo para respirar!

Mas tenho de ser honesta... Se nao estivesse na àrea em que estou, estaria em dinâmica de certeza.

Ah, e nao associes a àrea unicamente ao Eduardo Sá. Um dos melhores profs que eu tive dá aulas nessa àrea, o Rui Paixão, e talvez seja um melhor exemplo a tomar do que o Eduardo Sá.

Boa escolha! :wink:
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » sexta jul 11, 2008 6:04 pm

Em coimbra as coisas mudaram um pouco desde o meu tempo. Das vertentes clínicas venha ao diabo e escolha, foram as minhas últimas opções, mas se tivesse de escolher, seria seguramente a clínica na sua vertente cognitivo-comportamental.
"Vive o Minuto ao Segundo"
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » segunda jul 14, 2008 8:06 pm

Quando referes que de clinica venha o diabo e escolha estas a ter em conta gostos pessoais ou a nivel de mercado de trabalho?
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Psycologo » terça jul 15, 2008 5:50 pm

Claudio V Escreveu:Quando referes que de clinica venha o diabo e escolha estas a ter em conta gostos pessoais ou a nivel de mercado de trabalho?

Opinião meramente pessoal.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » quarta jul 16, 2008 1:31 am

Laranjinha tá louco, só pode. :D

Vai para clínica sim :lol: :lol: :lol:
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Psycologo » quarta jul 16, 2008 9:44 am

NunoF Escreveu:Laranjinha tá louco, só pode. :D

Poupe e modere os seus comentários. Agradeço.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » quarta jul 16, 2008 5:26 pm

Psycologo Escreveu:
NunoF Escreveu:Laranjinha tá louco, só pode. :D

Poupe e modere os seus comentários. Agradeço.

Se tens problemas, manda MP ao Admin para ele me banir. :lol: :lol:

Levas isto muito a sério :lol: :lol: :lol:

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante