Controlo de Emoções

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Maria82
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mai 25, 2006 11:24 am
Contacto:

Controlo de Emoções

Mensagempor Maria82 » domingo ago 17, 2008 12:53 pm

Boa atrde colegas. Precisava de vos pedir algumas sugestões relativamente a um caso que estou a acompanhar.
Tenho um jovem de 19 anos com algumas questões que gostaria de abordar, mas nas consultas a temática centra'se no controlo e gestão das emoções no contexto desportivo. O jovem é atleta num clube e refere vezes sem conta a dificuldade em controlar o stress e as emoções e como esse descontrolo o prejudica em termos de desempenho.
O que sugerem?
Obrigada desde já.
Maria João:)

A lutar contra o desemprego desde 2004;)

Visitem: www.gabpsicologia.no.comunidades.net
Hugo
Membro Regular
Membro Regular
Registado: terça fev 07, 2006 12:47 am

Oi

Mensagempor Hugo » domingo ago 17, 2008 2:54 pm

Cara colega,

Julgo que é melhor falar deste caso no local onde apenas psicólogos registados leiam as respostas.

Contudo... é importante perceber se é o caso de um rapaz a viver uma situação de vida/crise momentânea ou se se trata de alguém com uma estrutura já por si ansiosa.

A primeira situação será mais simples e por defeito de formação (psicodrama) será mais "acessível" de resolver de um modo focal e psicodramático. Caso se trate de uma estrutura ansiosa e também por meu defeito de formação (mais analítica) um acompanhamento psicoterapêutico para criar um espaço mental capaz de o fazer pensar acerca dessas questões/sentimentos/ansiedades que não duvido se façam sentir noutras alturas da vida relacional.

Claro que exercícios de relaxamento e o entendimento de crenças disfuncionais podem ajudar bastante, mas julgo que um colega dessas áreas mais cognitivas está mais apto a responder.

Acho que questões de técnicas é importante discutir com colegas pessoalmente.

Abraço,

Hugo.
asilvestre
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta jun 28, 2007 4:15 pm

Mensagempor asilvestre » quarta ago 20, 2008 4:13 pm

Talvez a realização de sessões de treino atribucional com o seu paciente seja uma boa opção.

Para perceber melhor como ele gere as emoções pode aplicar a PANAS.

Espero ter ajudado.
miosotis
Membro Habitual**
Membro Habitual**
Registado: segunda mai 03, 2004 7:35 pm

Mensagempor miosotis » quarta ago 20, 2008 9:05 pm

Penso que a abordagem cognitivo- compoprtamental será a mais indicada.

Quais as crenças e pensamentos automáticos que ele refere, fazer restruturação cognitiva e indicar técnicas de relaxamanto.

Aqui tem muitos artigos e bibliografia:

http://psicdesp.no.sapo.pt/artigos.htm
Maria82
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mai 25, 2006 11:24 am
Contacto:

Mensagempor Maria82 » quarta ago 20, 2008 9:54 pm

obrigada a todos os colegas que aqui deixaram sugestões.
vou fazer alguma pesquisa antes de renovar a minha estratégia.
hugo, bem sei que por detrás desta ansiedade estarão outras questões mais relacionais, mas neste momento ainda não consegui lá chegar.
obrigada mais uma vez.
Maria João:)

A lutar contra o desemprego desde 2004;)

Visitem: www.gabpsicologia.no.comunidades.net

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes