Constituição de Turmas

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Constituição de Turmas

Mensagempor Psycologo » sexta set 12, 2008 9:39 am

A questão que lanço para debate é a seguinte:
O que pensam da ideia de se constituirem turmas em algumas escolas onde se juntam numa, os alunos com bom aproveitamento (os bons alunos) e noutra separada uma turma com alunos com dificuldades (maus alunos). Ou a melhor solução é se constituir turmas mistas?
Agradeço antecipadamente a apresentação da vossa opinião.
"Vive o Minuto ao Segundo"
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » sexta set 12, 2008 12:22 pm

Bela questão psychologo! Não sou a favor da segregação...considero que os "mais fracos" podem evoluir mais se tiverem colegas com níveis de capacidades diferentes. Mas as escolas acabam por defender (ainda que se fale na escola inclusiva) que os outros alunos ficam prejudicados e não se poder ensinar ao ritmo desejável para potenciarem as suas capacidades. Por outro lado, em turmas que abrangem muitos alunos com dificuldades, é possível adaptar o ensino às suas capacidades em vez de andarem perdidos. É uma questão muito delicada e que a meu ver carece de maior investigação.
Sei que este ano vai existir pela primeira vez na escola onde estou uma turma inteira de currículos alternativos...
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » sexta set 12, 2008 1:41 pm

As turmas homogéneas são uma ilusão e uma tentativa vã de nivelar a capacidade de aprendizagem dos alunos. Não há aprendizes iguais; uns aprendem mais depressa que outros, dependendo das mais variadas condições, desde factores emocionais, às matérias leccionadas.
A ajudar, temos as expectativas de alguns professores e os infelizes comentários do género: "Esta turma é terrível!" ou "Esta turma não tem bases!". São turmas perdidas no início do ano lectivo. O Pigmaleão não perdoa...
O professor deve ter em conta o aluno e aquilo que ele aprende, tentando não olhar só para o que tem de ensinar. Cumprir o programa não é indício de se ter uma "boa turma" nem de se ser "bom professor".

Aqui vos deixo um vídeo muito bem conseguido sobre as diferenças em sala de aula. São um enorme desafio para o qual, infelizmente, muitos educadores não estão preparados.
http://www.youtube.com/watch?v=SZPeGy2T8p4

Citando Paulo Freire, "a prática de pensar a prática é a melhor maneira de pensar".
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
VARA
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: sexta ago 22, 2008 9:09 am

Mensagempor VARA » sexta set 12, 2008 4:09 pm

Video absolutamente fenomenal...
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » domingo set 14, 2008 8:52 pm

A propósito, remeto-vos para o seguinte tópico:
http://www.psicologia.com.pt/forum/viewtopic.php?t=5773
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » segunda set 15, 2008 7:56 pm

Completamente a favor da junção dos alunos com capacidades superiores à média com alunos com maior dificuldade de aprendizagem.

:D
Vendo pizzas congeladas :D
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » segunda set 15, 2008 9:34 pm

Ainda hoje "me passei" quando num conselho de turma uma professora, a propósito da entrada de uma aluna com NEE numa turma razoável disse, e passo a citar: "temos esta turma tão boazinha e esta vem estragar tudo"... Com este tipo de pensamento vemos a mudança de mentalidades que ainda é necessária nos que directamente influenciam o ensino destes jovens.
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » segunda set 15, 2008 10:33 pm

Ana Rita Escreveu:Ainda hoje "me passei" quando num conselho de turma uma professora, a propósito da entrada de uma aluna com NEE numa turma razoável disse, e passo a citar: "temos esta turma tão boazinha e esta vem estragar tudo"... Com este tipo de pensamento vemos a mudança de mentalidades que ainda é necessária nos que directamente influenciam o ensino destes jovens.

Por questões de diplomacia, só arranjo três palavras politicamente aceitáveis para essa senhora: grande vaca insensível.
Psycologo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 28, 2004 10:42 am
Contacto:

Mensagempor Psycologo » terça set 16, 2008 11:16 am

Imagino o que diria se não usasse palavras politicamente aceitáveis.:)
Mas as vacas é que ficam a perder..
"Vive o Minuto ao Segundo"
Liliana Vieira
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mai 21, 2007 3:41 pm

Mensagempor Liliana Vieira » terça set 16, 2008 5:45 pm

Parece que às vezes as pessoas se esquecem que aquela aluna que vai estragar "esta turma tão boazinha", poderia ser filha delas!!!!! :x
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Mensagempor Cristina » terça set 16, 2008 6:12 pm

Ana Rita Escreveu:Ainda hoje "me passei" quando num conselho de turma uma professora, a propósito da entrada de uma aluna com NEE numa turma razoável disse, e passo a citar: "temos esta turma tão boazinha e esta vem estragar tudo"... Com este tipo de pensamento vemos a mudança de mentalidades que ainda é necessária nos que directamente influenciam o ensino destes jovens.

Uma turma tão boazinha que provavelmente poderia ser excelente se não tivesse essa professora... :twisted:
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta set 17, 2008 2:35 pm

Realmente, uma professora com tal capacidade humana só pode mesmo embrutecer a “turma boazinha”.
Devia-se também criar um programa de NEE para alguns professores. É que nem se dão conta do que dizem!
ANA RITA, espero que como psicóloga tenha posto esta professora a PENSAR!

Cristina Silva
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » quarta set 17, 2008 2:43 pm

Cristina Silva Escreveu:Realmente, uma professora com tal capacidade humana só pode mesmo embrutecer a “turma boazinha”.
Devia-se também criar um programa de NEE para alguns professores. É que nem se dão conta do que dizem!

Cristina Silva

Acho que a Aninhas mal viu a "Professora" fugiu para casa. :lol: :lol:
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quarta set 17, 2008 8:59 pm

Cristina Silva Escreveu:Realmente, uma professora com tal capacidade humana só pode mesmo embrutecer a “turma boazinha”.

Cristina Silva

Não fui só eu que pus a professora a pensar, fui imediatamente apoiada por outra professora!
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Ana Rita » quarta set 17, 2008 9:00 pm

NunoF Escreveu:

Cristina Silva

Oh Nuno, nem quando os miúdos do bairro em que a escola está inserida me atiram pedras para o carro ou forçam as fechaduras eu fujo, quanto mais com uma professorazeca 8)
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » quarta set 17, 2008 9:23 pm

Ana Rita Escreveu:
NunoF Escreveu:

Cristina Silva

Oh Nuno, nem quando os miúdos do bairro em que a escola está inserida me atiram pedras para o carro ou forçam as fechaduras eu fujo, quanto mais com uma professorazeca 8)

Eláaaa, temos menina terrível :evil:
:lol: :lol: :lol: :lol:

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes