Como elaborar estrategias de intervenção

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quinta fev 08, 2007 3:49 pm

Como elaborar estrategias de intervenção

Mensagempor Psique » segunda nov 24, 2008 12:02 am

Ola a todos, preciso que alguem com experiencia me diga como é que elaboramos uma estrategia de intervenção, nomeadamente para miudos com Dislexia. É para uma cadeira de Consulta Psicologica na Infancia e na Adolescencia. Estou a ter imensas dificuldades em "inventar" uma estrategia para tal.

Agradecia imenso a ajuda.

Cump a todos
Última edição por Psique em segunda nov 24, 2008 12:38 am, editado 1 vez no total.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » segunda nov 24, 2008 12:24 am

Olá,
Eu tambem estou a desenvolver uma estratégia de intervenção, mas é numa temática mais genérica- o bullying.
Quanto a crianças com dislexia poderias intervir com estratégias de promoção de competências a nível da escrita (elaboração de exercicios especificos, cópias...), trabalhar na memória auditiva no caso da dislexia ser a esse nivel (memorizar sons, descobrir semelhanças/diferenças entre sons, descrições de imagens, ditados...), utilização de técnicas multisensoriais, adaptação de curriculo, intervir junto dos professores com por exemplo formação a nível de sinalização e de como trabalhar no dia-a-dia com estas crianças (não exigindo mais do que elas são capazes...), etc.

Só vou abordar intervenções a este nível no 2º semstre, de maneira que ainda não te posso dar sugestões muito especificas, mas os restantes colegam que têm formação na área podem dar melhores dicas. ;)
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Psique » segunda nov 24, 2008 12:34 am

Obrigado pelas dicas, mas a estrategia que eu tenho que inventar é para ser utilizada em consulta, e tem de ser inventada nao posso apresentar estrategias à stora que já existem. Daí eu ter muitas dificuldades. Contudo, o que me disseste já é muito bom :)
Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Psique » segunda nov 24, 2008 12:35 am

Claudio V Escreveu:Olá,
Eu tambem estou a desenvolver uma estratégia de intervenção, mas é numa temática mais genérica- o bullying.
Quanto a crianças com dislexia poderias intervir com estratégias de promoção de competências a nível da escrita (elaboração de exercicios especificos, cópias...), trabalhar na memória auditiva no caso da dislexia ser a esse nivel (memorizar sons, descobrir semelhanças/diferenças entre sons, descrições de imagens, ditados...), utilização de técnicas multisensoriais, adaptação de curriculo, intervir junto dos professores com por exemplo formação a nível de sinalização e de como trabalhar no dia-a-dia com estas crianças (não exigindo mais do que elas são capazes...), etc.

Só vou abordar intervenções a este nível no 2º semstre, de maneira que ainda não te posso dar sugestões muito especificas, mas os restantes colegam que têm formação na área podem dar melhores dicas. ;)

Obrigado pelas dicas, mas a estrategia que eu tenho que inventar é para ser utilizada em consulta, e tem de ser inventada nao posso apresentar estrategias à stora que já existem. Daí eu ter muitas dificuldades. Contudo, o que me disseste já é muito bom
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » segunda nov 24, 2008 1:03 am

Inventar? Ui... Mas para isso precisarias de ter conhecimento de todas as estratégias que já existem... Vais ter que fazer um graaanddeee trabalho de pesquisa portanto.. Boa sorte ;)
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
*Marta*
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta abr 06, 2007 9:17 pm

Mensagempor *Marta* » segunda nov 24, 2008 2:18 am

Esta gente inventa cada coisa...
O máximo que te posso dizer é que arranjes um modelo com o qual te identifiques ou que seja pertinente para a problemática em questão e construas algumas actividades com base nesse modelo... Ou a questão é mesmo construir uma teoria/modelo?? :lol:
Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Psique » segunda nov 24, 2008 10:03 am

*Marta* Escreveu:Esta gente inventa cada coisa...
O máximo que te posso dizer é que arranjes um modelo com o qual te identifiques ou que seja pertinente para a problemática em questão e construas algumas actividades com base nesse modelo... Ou a questão é mesmo construir uma teoria/modelo?? :lol:

A questao é a partir de uma teoria, inventar uma estrategia de intervenção, nao tem que ser necessariamente para a Dislexia só que esse foi o tema ecolhido.
Esta stora tira me o juizo enfim
Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Psique » segunda nov 24, 2008 10:06 am

Claudio V Escreveu:Inventar? Ui... Mas para isso precisarias de ter conhecimento de todas as estratégias que já existem... Vais ter que fazer um graaanddeee trabalho de pesquisa portanto.. Boa sorte ;)

Nem me digas uma coisa dessas :s ja nao tenho tempo, só 2 dias :( tenho tido muitos testes e outros trabalhos mas este pah ta a me por maluca :s.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » segunda nov 24, 2008 10:11 am

Para um trabalho desses suponho que ja estejas na area de especialiazação certo? Qual é que é?
Com 2 dias nao da para fazer um trabalho de revisao das estratégias já elaboradas...Provavelmente vais referir algumas já existentes... :?
Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Psique » segunda nov 24, 2008 11:56 pm

Claudio V Escreveu:Para um trabalho desses suponho que ja estejas na area de especialiazação certo? Qual é que é?
Com 2 dias nao da para fazer um trabalho de revisao das estratégias já elaboradas...Provavelmente vais referir algumas já existentes... :?

Neste momento estou a tirar o Mestrado em Psicologia Clinica e da Saúde, estou no 1.º ano.Quanto a estrategia felizmente e Graças a DEus, reunimo-nos hoje de manha e conseguimos elaborar uma estrategia de intervenção por acaso até esta muito divertida, mudamos o tema Dislexia, e decidimos elaborar uma estrategia para ser aplicada numa dinamica de grupo com crianças. :) Já estou muito mais calma, mas obrigada pela atenção.

Achei engraçado o facto de te chamares Claudio, é que eu este ano estagiei voluntariamente em que o meu Orientador Tb tinha o msm nome, ele é msm porreiro :)
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » terça nov 25, 2008 8:49 am

Lol, os Cláudios são todos porreiros :)
Também já me encontro na área de especialização. Ainda bem que conseguiram arranjar a tal estratégia de intervenção e fizeram bem em optar por outro tema. A dislexia é uma temática demsiado especifica (comparativamente às dinâmicas de grupo) e não abria tanto espaço de manobra para a vossa criatividade.
Bom trabalho ;)
Psique
Membro Iniciante
Membro Iniciante

Mensagempor Psique » terça nov 25, 2008 2:14 pm

Claudio V Escreveu:Lol, os Cláudios são todos porreiros :)
Também já me encontro na área de especialização. Ainda bem que conseguiram arranjar a tal estratégia de intervenção e fizeram bem em optar por outro tema. A dislexia é uma temática demsiado especifica (comparativamente às dinâmicas de grupo) e não abria tanto espaço de manobra para a vossa criatividade.
Bom trabalho ;)

Lol, pelos vistos parece k sim, tds os Claudios sao porreiros lool.

Obrigado.

Boa sorte para o Mestrado

Cumps

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes