INEM

As diferentes correntes e modelos teóricos. Novas abordagens e novos contextos de intervenção. A teoria e a prática, os conceitos e as estratégias. Preocupações éticas e deontológicas. etc.

Moderador: César

ritamelgacosoares
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo out 11, 2009 10:44 pm

INEM

Mensagempor ritamelgacosoares » terça mai 18, 2010 1:09 pm

sera que alguem me pode informar relativamente a intervencao de um psicologo integrado numa equipa de INEM? obrigada
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Mensagempor vectrapc » terça mai 18, 2010 5:07 pm

O que pretende saber mais especificamente?

O Psicólogo em intervenção em crise deverá actuar em primeiros socorros psicológicos, ou seja, a estabilização da pessoa, estabelecendo ou reactivando mecanismos de coping adaptados que permitam à pessoa passar pela situação ou incidente crítico sem traumas e, de preferência, com resiliência. Caso necessário, fazer o encaminhamento para a unidade de saúde mental que possa acompanhar a pessoa.

Mais específico depende da situação em causa, mas existem situações desde acidentes de viação em que a pessoa está em choque, ataques de pânico, violência doméstica, perda de entes queridos, tentativas de suicídio, emergências psiquiátricas, etc. Além de toda a formação que pode ser dada pelos Psicólogos aos T.E.M., ao pessoal do CODU, entre outros. A coordenação em termos de intervenção em situação de catástrofe juntamente com a ANPC. Apoio na selecção e recrutamento de elementos para os CODU's e para as ambulâncias.
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
ritamelgacosoares
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo out 11, 2009 10:44 pm

Mensagempor ritamelgacosoares » domingo mai 23, 2010 9:59 pm

obrigada !
o que eu queria saber é em termos práticos em que é que se traduz apoio psicológico em situações de emergência/crise. foi uma area de intervenção que me despertou interesse mas sobre a qual nunca tinha ouvido falar.

Voltar para “Campos de Acção, Modelos e Exercício”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes