Controlo dos esfincteres na infância

Livros, revistas, artigos, etc. Obtenha recomendações sobre a melhor bibliografia para o seu tema de interesse. Peça e forneça apoio sobre questões técnicas ou científicas da Psicologia.

Moderadores: Cristina, AbLaZe, Liliana Costa

kinobimi
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda fev 16, 2015 3:38 pm

Controlo dos esfincteres na infância

Mensagempor kinobimi » terça fev 17, 2015 8:43 pm

Boa noite a todos,

Conheço uma criança que completou recentemente 3 anos de idade e que já adquiriu o controlo da urina mas não o controlo das fezes. O processo do controlo da urina ocorreu naturalmente, mas o das fezes está a ser bastante complicado. A menina em causa "recusa-se" a fazer cócó no bacio ou na sanita porque as suas fezes lhe causam nojo e, quando as vê, por vezes, acaba mesmo por vomitar. Assim, retém as fezes o máximo que consegue e acaba por defecar em locais inapropriados. Os pais tentam ter uma atitude paciente e compreensiva mas estão a ficar um pouco desesperados com a situação porque já recorreram a vários métodos: a histórias, a laxantes (aconselhados pelo pediatra), a atividades distratoras e relaxantes, etc.
Pelo que sei, não existiu nenhum acontecimento precipitante que tenha causado esta repugna pelas fezes ou algum comentário menos agradável por parte de amiguinhos/adultos sobre a criança ou as suas fezes, mas a situação está a preocupar bastante os pais (até porque a criança é bastante desenvolta a todos os níveis).

Tendo em conta esta situação, gostaria que me dessem algumas dicas de como atuar neste caso para puder ajudar os pais a controlar melhor o problema e, sobretudo, ajudar a criança que também estará certamente a sofrer com o problema.

Muito obrigada pela atenção! :)
drusso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta dez 08, 2016 12:43 pm

Re: Controlo dos esfincteres na infância

Mensagempor drusso » sexta dez 09, 2016 11:41 am

Acho que deveria procurar um psicólogo profissional, pois pode não ter acontecido recentemente nada mas existe algo que marcou esta criança.

Voltar para “Ajuda: PRECISA-SE”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitante