Dúvida urgente

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
anamteixeira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta out 12, 2012 7:01 pm

Dúvida urgente

Mensagempor anamteixeira » quinta nov 15, 2012 3:32 pm

Boas.

Alguém me pode explicar a diferença entre psicoterapia e psicoterapia breve? Ou são a mesma coisa? Já agora, que tipos de psicoterapias existem?
A psicoterapia difere da psicopatologia?

Agradeço desde já a vossa atenção.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Re: Dúvida urgente

Mensagempor vectrapc » segunda nov 26, 2012 11:58 am

psicoterapia e psicoterapia breve = psicoterapia breve 'e 1 tipo de psicoterapia
tipos de psicoterapias = tantos quantos as correntes que as iniciaram e nas quais se baseiam (mais conhecidas psicanalise, cognitivo comportamental, sistemica, existencial,...)

psicoterapia = tratamento
psicopatologia = perturbacao mental

(tentei explicar de modo simples, caso queira mais complexo 'e questao de pesquisar)
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
anamteixeira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta out 12, 2012 7:01 pm

Mensagempor anamteixeira » quinta nov 29, 2012 2:11 pm

Muito obrigada! Fique esclarecida :)

Já agora, outra questão... Sei que não existe uma definição fixa para a psicopatologia, mas um professor meu falou em duas visões de classificação da psicopatologia, sendo uma delas a visão qualitativa e outra quantitativa. O problema é que ele não aprofundou muito estas duas visões e eu fiquei sem perceber o que realmente querem dizer :? Alguma ajuda??
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

Mensagempor Green Tea » quinta nov 29, 2012 8:59 pm

Ora, vou tentar responder à sua questão com um exemplo simples e fictício. Vamos imaginar que num determinado instrumento, se considera quantitativamente que a partir de 25 pontos a pessoa está deprimida.
O João quantitativamente pontuou 26. Quantitativamente está deprimido.

Mas se soubermos que a esposa do João faleceu recentemente, sabemos que estamos perante uma situação "normalmente patológica": é normal que qualitativamente a pessoa esteja mais triste, mais emocionalmente instável, etc.., o que não quer dizer necessariamente que o quadro clínico seja de uma depressão, pode derivar apenas do decorrer do processo saudável de luto.

Espero ter ajudado.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes