Psicólogo: Brasil - Portugal

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
GiovaniAnselmo
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sexta out 14, 2016 12:04 am

Psicólogo: Brasil - Portugal

Mensagempor GiovaniAnselmo » sábado out 15, 2016 2:00 pm

Bom dia, pessoal!
Como estão?

Me chamo Giovani, sou estudante de psicologia (8º sem), atualmente resido no Brasil.
Sempre me interessei pela Psicologia Escolar, e o estágio -realizado ano passado- fez com que meu interesse aumentasse ainda mais.
Entretanto, aqui no Brasil as vagas disponibilizadas para psicólogos escolares são muito escassas. As escolas regulares públicas, não compõe, em seu quadro de funcionários, o Psicólogo - salvo raras exceções -, passando o cargo para um professor, que aqui é chamado de "Professor Mediador" que, como o nome sugere, está "treinado" para mediar conflitos de professor-aluno/aluno-professor.
As escolas particulares costumam contratar o psicólogo como Orientador Vocacional, e não como Psicólogo Escolar.

Pro via de meu próprio interesse, acabei encontrando alguns artigos presentes no "Portal dos Psicólogos", que falam não somente da Psicologia Escolar, mas de como há, em Portugal, ao que me parece, a presença de dois ou mais psicólogos em escolas regulares.

Dito isso, possuo algumas dúvidas, nas quais ficarei grato se algum de vocês puder me ajudar:

1. Como é feito a validação do diploma de psicólogos Brasil-Portugal?
2. Os psicólogos escolares de escolas regulares, em Portugal, passam por algum processo seletivo por meio de provas (aqui chamamos de "concurso público")?
3. Existe algum tipo de programa para bolsas de pós-graduação para estudante brasileiros que pretendem estudar em Portugal?
4. Existe, em Portugal, alguma lei que regulamente o piso salarial de psicólogos?

Agradeço desde já pela colaboração de todos!

Forte abraço.

Atenciosamente,
Giovani Anselmo M. Pelógia.

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes