"Método perigoso"

A partir da articulação das principais correntes da Psicologia e das dimensões psíquicas e comunicacionais idiossincráticas, pretende-se a elaboração de uma abordagem das relações entre arte, cultura, psicologia e desenvolvimento humano.

Moderadores: AbLaZe, Liliana Costa

Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

"Método perigoso"

Mensagempor Ana Rita » domingo dez 18, 2011 4:38 pm

Não poderíamos deixar de falar deste filme... opiniões?

Tive pena de não se terem aprofundado mais algumas questões do desenvolvimento das teorias de Freud e Jung mas calculo que para a população em geral pudesse tornar-se muito maçador e daí o enfase à relação amorosa entre Jung e a paciente. Ainda assim, gostei porque não é todos os dias que temos o privilégio de ver um filme directamente ligado à Psicologia.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
vectrapc
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: domingo mai 08, 2005 9:10 pm

Re: Método perigoso

Mensagempor vectrapc » terça dez 20, 2011 1:39 pm

Falta-me o like... :D
É melhor acender uma vela do que amaldiçoar a escuridão
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Re: Método perigoso

Mensagempor Cristina » terça dez 20, 2011 7:24 pm

vectrapc Escreveu:Falta-me o like... :D

Subscrevo. :wink:
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
ASC
[Administrador]
[Administrador]
Registado: quinta jul 24, 2003 6:51 pm
Contacto:

Re: "Método perigoso"

Mensagempor ASC » quinta dez 22, 2011 11:47 am

Pode usar o "like" no topo da página dos fóruns... :wink:

Boas Festas

ASC
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » segunda dez 26, 2011 2:48 pm

Ainda não vi! Mas mal dei com ele nos filmes previstos para este ano, marquei-o com uma grande cruz, para não me esquecer! Como isto anda numa onde de "home cinema", para contenção de despesas, estou à espera de uma boa versão para download... 8)
Depois comento!

ASC, sejamos todos bem-vindos ao mundo das redes sociais virtuais! Toca a divulgar o fórum e os bons temas que aqui discutimos, malta!

Boas festas!
AbLaZe
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda nov 15, 2004 12:44 pm

Mensagempor Green Tea » terça dez 27, 2011 10:02 am

AbLaZe Escreveu:Ainda não vi! Mas mal dei com ele nos filmes previstos para este ano, marquei-o com uma grande cruz, para não me esquecer! Como isto anda numa onde de "home cinema", para contenção de despesas, estou à espera de uma boa versão para download... 8)
Depois comento!

É exactamente a minha situação :wink:
Mas estou curiosa, os comentários que tenho ouvido são díspares ...
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça dez 27, 2011 6:32 pm

Penso que os comentários díspares se devem à perspectiva que se tem sobre o filme. Não é um péssimo filme mas não se pode dizer que seja um grande filme, porque não é. Poderia comparar com inúmeros filmes que me agradaram muito mais. No entanto, gostei imenso do conteúdo que se refere à explicação da cura pela fala e aos primórdios da psicanálise.
Um exemplo que posso dar de não ser um grande filme é a forma quase instantânea como a paciente fou "curada". Não houve qualquer exploração do conteúdo recalcado, visto que ela vai directa ao assunto, nem de como a relação terapêutica verdadeiramente influenciou. E mais uma vez acho que isso aconteceu porque se deu prioridade à relação amorosa. Não posso dizer mais senão não teria piada para quem ainda não viu. Enfim, pobrezinho mas saboroso :D O facto de não termos praticamente filmes sobre esta temática não nos permite elevar muito a fasquia e ser demasiado exigentes. Esperemos que no futuro mais filmes possam surgir.
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Green Tea » segunda fev 06, 2012 10:30 am

Vi este fim de semana, e o meu primeiro instinto foi "parco, muito parco".
Reconheço que o sermos psicólogos nos molda a expectativa, mas quem viu comigo teve exactamente a mesma sensação. Existem personagens que poderiam ter sido muito melhor exploradas (o Vincent Cassel, enquanto Otto, por exemplo).
O melhor do filme é mesmo o Freud ... quando recordar o senhor, estará o Viggo Mortensen sempre na minha imagem mental :D
Terapeuticamente, acho flagrantemente pobre e, eventualmente, pouco coerente (para não falar da relação amorosa que, sendo o fulcro do filme, deveria ter sido explorada em termos éticos). Mas isso era se fosse um filme para psis ... este não é :wink:
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » terça mar 06, 2012 1:54 pm

Como já foi dito por várias pessoas, fracote.......psicanalíticamente arcaico (se pensarmos na história e evolução dos estudos psicanalíticos até aos dias de hoje). Apesar de bem representada a época, para mim faltou qualquer coisa "Cronenberguiana". Não senti a marca do Cronenberg, mas talvez ele se quisesse centrar nas angústias do Yung (até bem representadas).

E o "habemos papam" do Nanni Moretti, quem viu o que diz? Deve ser mais interessante, suponho porque ainda não vi.
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta mar 07, 2012 1:40 pm

Só para rectificar o meu acto falhado: Jung e não Yung!
Green Tea
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Green Tea » quarta mar 07, 2012 6:38 pm

Cristina Silva Escreveu:E o "habemos papam" do Nanni Moretti, quem viu o que diz? Deve ser mais interessante, suponho porque ainda não vi.

Não gostei. Promete muito mas consegue pouco...
Lis86

Mensagempor Lis86 » quinta mar 08, 2012 11:55 am

relativamente ao habemos papam, concordo com colega Green Tea. acho que desilude um pouco (pelo menos a mim, desiludiu)
comparando com o método perigoso, até acho que daria pontuação inferior ao habemos papam.

Voltar para “Arte, Cultura e Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes