Diz-me o que lês.....

A partir da articulação das principais correntes da Psicologia e das dimensões psíquicas e comunicacionais idiossincráticas, pretende-se a elaboração de uma abordagem das relações entre arte, cultura, psicologia e desenvolvimento humano.

Moderadores: AbLaZe, Liliana Costa

Freud_renascido
Membro Iniciante
Membro Iniciante
Registado: quarta jan 23, 2008 1:02 am

Mensagempor Freud_renascido » terça out 21, 2008 9:03 pm

Muitos destes livros, se forem lidos à luz de muitas teorias que aprendemos, teriam panos para mangas...

Seria interessante podermos discutir por aqui alguns deles.
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » terça out 21, 2008 11:03 pm

mariapsi Escreveu:Agora que reli o meu comentário e vejo a sequência dos livros... :lol:

Está muito demoníaco. :lol:
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
Ana Rita
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça ago 31, 2004 1:44 pm

Mensagempor Ana Rita » terça out 21, 2008 11:15 pm

AbLaZe Escreveu:
Cristina Silva Escreveu:Esse "diálogo com a morte" é de quem? Fiquei com vontade de o ler. Ai, tanto para ler e tão pouco tempo..... :(

Tanto para ler, tanto para ver... BUAHHHHHH! :cry:
Este fórum vai ser o baú das minhas frustrações quotidianas: os livros e os filmes que ainda não vi, mas quero ver, só que o tempo não deixa...

Este tópico traz-me o mesmo sentimento de quando vou à livraria da fnac e vejo as novidade. Grrrr... tanta coisa que nunca vou saber! :? :wink:
Se caíres sete vezes, levanta-te oito.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru
Registado: segunda jul 02, 2007 9:04 pm

Mensagempor NunoF » terça out 21, 2008 11:24 pm

Ana Rita Escreveu:
AbLaZe Escreveu:
Cristina Silva Escreveu:Esse "diálogo com a morte" é de quem? Fiquei com vontade de o ler. Ai, tanto para ler e tão pouco tempo..... :(

Tanto para ler, tanto para ver... BUAHHHHHH! :cry:
Este fórum vai ser o baú das minhas frustrações quotidianas: os livros e os filmes que ainda não vi, mas quero ver, só que o tempo não deixa...

Este tópico traz-me o mesmo sentimento de quando vou à livraria da fnac e vejo as novidade. Grrrr... tanta coisa que nunca vou saber! :? :wink:

Vou amanhã à fnac :lol: :D
rodrigocp
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: segunda abr 14, 2008 9:46 pm

Mensagempor rodrigocp » quarta out 22, 2008 12:19 am

O livro que eu leio com mais frequência e que mais me "arrepia" é a Bíblia. Todos os sábados participo num grupo de estudo da Bíblia na igreja que eu frequento, a igreja adventista do 7º dia.

Durante a semana cada pessoa estuda um tema e ao sábado trocamos ideias sobre o que estudamos. É muito interessante e enriquecedor. Pelo menos para mim. Este trimestre estamos a estudar o tema da expiação, por exemplo.

Na capa da minha Bíblia está escrita uma frase muito interessante que diz o seguinte: "A Bíblia é o livro que continua a falar mesmo depois de o termos lido." Creio que existem poucos livros com esta caracteristica tão peculiar...
Última edição por rodrigocp em quarta out 22, 2008 12:13 pm, editado 1 vez no total.
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » quarta out 22, 2008 12:42 am

rodrigocp Escreveu:O livro que eu leio/estudo com mais frequência é a Bíblia, porque todas os sábados participo num grupo de estudos bíblicos, na igreja que eu frequento, a igreja adventista do 7º dia.

Durante a semana cada pessoa estuda um tema, de acordo com um manual ao qual chamamos trimensário, e ao sábado trocamos ideias sobre o assunto estudado. É muito interessante e enriquecedor. Pelo menos para mim. Este trimestre estamos a estudar o tema da expiação, por exemplo.

Na capa da minha Bíblia está escrita uma frase muito interessante que diz o seguinte: "A Bíblia é o livro que continua a falar mesmo depois de o termos lido."

Finalmente temos um "Padreco" ou "um Pastor" no fórum. :P

Não estou dentro das igrejas manás, reino de deus, jeovás, jesus cristo o salvador.. :cry: :cry: :cry:

:D
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » quarta out 22, 2008 8:48 am

Atenção às designações, NunoF.
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
NunoF
Membro Guru
Membro Guru

Mensagempor NunoF » quarta out 22, 2008 12:03 pm

AbLaZe Escreveu:Atenção às designações, NunoF.

Já estás com a mania, vi logo que mudaste :roll:

Vou sair desta secção e sem voltar, nem ler. bye bye
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta out 25, 2007 9:52 am

Mensagempor Cristina Silva » quarta out 22, 2008 2:50 pm

rodrigocp Escreveu:O livro que eu leio com mais frequência e que mais me "arrepia" é a Bíblia. Todos os sábados participo num grupo de estudo da Bíblia na igreja que eu frequento, a igreja adventista do 7º dia.

Durante a semana cada pessoa estuda um tema e ao sábado trocamos ideias sobre o que estudamos. É muito interessante e enriquecedor. Pelo menos para mim. Este trimestre estamos a estudar o tema da expiação, por exemplo.

Na capa da minha Bíblia está escrita uma frase muito interessante que diz o seguinte: "A Bíblia é o livro que continua a falar mesmo depois de o termos lido." Creio que existem poucos livros com esta caracteristica tão peculiar...

A Biblía é de facto um grande livro, o problema são as interpretações que se fazem dos escritos. Quando interpretado sem análise, elaboração e espírito crítico, pode ser muito perigoso para as mentes.

Outra obra a não perder, é "A Divina Comédia" de Dante.
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Silva » quarta out 22, 2008 2:53 pm

mariapsi Escreveu:
Cristina Silva Escreveu:
mariapsi Escreveu:Não sei nomear todos os livros que já li. Já desisti até de o tentar :lol:! Sou bookcrosser desde o início do site, éramos meia dúzia de portugueses-pingados, a base de dados vai ajudando a memória.

Ando sempre com um livro, mas ultimamente a Nintendo DS tem ganho a minha atenção :P .

Iniciei hoje Cartas do Inferno, já aqui mencionado mas actualmente divido a mesinha de cabeceira com mais outros dois: Possession, de Byatt e Satanic Verses, de Rushdie (round 3! vai ser desta, estou confiante!)

Não há um mito qualquer à volta desse livro, o "Satanic Verses"?
Como assim? Agora fiquei curiosa!
O que sei é que este livro valeu ao escritor o exílio em Inglaterra e durante muitos anos esteve na lista de morte do ayatolla Khomeni (desculpem os eventuais erros). Desconheço qualquer mito ou superstição associada ao livro (e aos leitores?).
Agora que reli o meu comentário e vejo a sequência dos livros... :lol:

Se calhar estou a confundir, mas há um livro de versos satânicos rodeado de mitos supersticiosos. No concreto não sei exactamente que mitos são. Não deve ser o mesmo livro.
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Silva » quarta out 22, 2008 3:10 pm

Freud_renascido Escreveu:Muitos destes livros, se forem lidos à luz de muitas teorias que aprendemos, teriam panos para mangas...

Seria interessante podermos discutir por aqui alguns deles.

Freud_renascido, é lançar a discussão. Força!
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » quarta out 22, 2008 5:24 pm

Aqui ficam alguns escritores:
Kafka, Fernando Pessoa, Florblela Espanca, José Régio, Edgar Allan Poe, Sigmund Freud, Oscar Wilde, Nietzsche, Platao, Charles Baudelaire, Nikolai Gogol, Fiódor Dostoiévski, José Luis Peixoto, Lovecraft, Lord Byron...

E aqui ficam alguns livros:
- Tudo O Que Temos Ca Dentro (Daniel Sampaio)
- O Retrato de Dorian Gray (Oscar Wilde)
- O Crime de Lorde Artur Savile e Outros Contos (Oscar Wilde)
- A Criança Que Nao Queria Falar (Torey Hayden)
- O Estranho Caso do Dr Jekyll e do Sr Hyde (Robert Louis Stevenson)
- Os Filhos da Droga (Christiane F.)
- Divina Comedia (Dante)
- O Livro do Desassossego (Fernando Pessoa)
- Ficções do Interlúdio (Fernando Pessoa)
- O Anti Cristo (Nietzsche)
- Assim Falava Zaratustra (Nietzsche)
- Dracula (Bram Stoker)
- Na Sombra com Edgar Allan Poe
- Poems & Essays (Edgar Allan Poe)
- Meia Noite e Quatro (Stephen King)
- Mundo de Sofia (Jostein Gaarder)
- Kalevala: O Poema Epico da Finlandia (Elias Lönnrot)
- A Morte Melancólica do Rapaz Ostra (Tim Burton)
- Nascido num dia Azul (Daniel Tammet)
- Sonetos (Florbela Espanca)
- Contos (Kafka)
- Contos de S. Petersburgo (Gogol)
...
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Silva » quarta out 22, 2008 5:59 pm

Claudio V Escreveu:Aqui ficam alguns escritores:
Kafka, Fernando Pessoa, Florblela Espanca, José Régio, Edgar Allan Poe, Sigmund Freud, Oscar Wilde, Nietzsche, Platao, Charles, Baudelaire, Nikolai Gogol, Fiódor Dostoiévski, José Luis Peixoto...
[...

Do José Régio, li um maravilhoso: "O príncipe com orelhas de burro", onde os sentimentos humanos são o mote principal. Vale mesmo a pena ler.

Do Platão, li a "Apologia de Sócrates, Críton, Fedón" no "Diálogos III", onde seguimos as conversas do Sócrates, os receios dos seus seguidores, dias e momentos até à hora em que bebeu a cicuta, obedecendo assim à condenação.
Diz ele, sábia e tranquilamente, momentos antes de assumir o seu destino:
".... o homem que durante a vida recusou os prazeres e os ornamentos do corpo por os julgar alheios a si mesmo e mais apropriados para fazerem o mal do que o bem, se entregou aos prazeres da ciência e, depois de ter ornamentado a alma, não com trajo alheio, mas com o trajo próprio, quero dizer, a temperança, a justiça, a coragem, a liberdade e a verdade, espera assim a partida para o Hades, pronto a seguir quando o chamar o destino......está quase na hora de ir para o banho, pois julgo que vale mais tomar o banho antes de beber o veneno e poupar às mulheres o trabalho de lavarem um cadáver."

E com esta tranquilidade se entregou o Pai de todos os pensadores, ao eterno sono no Hades!

Ah, mas há um livro, que foi um dos mais belos que li, daqueles que me enchiam a alma (que transparecia num largo sorriso só para mim) todos os dias ao deitar (bastava ler um capítulo): "Montedidio" do Erri de Luca, um autor e poeta napolitano. Considero este livro um dos livros da minha vida.

Também gosto muito do Boris Vian e todo aquele ambiente surrealista na "Espuma dos Dias".

A literatura é maravilhosa e deslumbrante.
Última edição por Cristina Silva em quarta out 22, 2008 9:52 pm, editado 1 vez no total.
mariapsi
Membro Habitual*
Membro Habitual*
Registado: quinta abr 03, 2008 12:48 pm

Mensagempor mariapsi » quarta out 22, 2008 7:09 pm

Cristina Silva Escreveu:
mariapsi Escreveu:
Cristina Silva Escreveu:
mariapsi Escreveu:Não sei nomear todos os livros que já li. Já desisti até de o tentar :lol:! Sou bookcrosser desde o início do site, éramos meia dúzia de portugueses-pingados, a base de dados vai ajudando a memória.

Ando sempre com um livro, mas ultimamente a Nintendo DS tem ganho a minha atenção :P .

Iniciei hoje Cartas do Inferno, já aqui mencionado mas actualmente divido a mesinha de cabeceira com mais outros dois: Possession, de Byatt e Satanic Verses, de Rushdie (round 3! vai ser desta, estou confiante!)

O que sei é que este livro valeu ao escritor o exílio em Inglaterra e durante muitos anos esteve na lista de morte do ayatolla Khomeni (desculpem os eventuais erros). Desconheço qualquer mito ou superstição associada ao livro (e aos leitores?).

Se calhar estou a confundir, mas há um livro de versos satânicos rodeado de mitos supersticiosos. No concreto não sei exactamente que mitos são. Não deve ser o mesmo livro.
O de São Cipriano?
Cristina Silva
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor Cristina Silva » quarta out 22, 2008 9:49 pm

mariapsi Escreveu:
Cristina Silva Escreveu:
mariapsi Escreveu:
Cristina Silva Escreveu:

O de São Cipriano?

É isso, é isso. Não tem nada a ver com o Rushdie (estupidez minha).
celia patricia
Membro Amador
Membro Amador
Registado: domingo jun 01, 2008 6:06 pm

Mensagempor celia patricia » sexta out 31, 2008 7:29 pm

Fiquei curiosa quanto a algumas sugestões. Comecei a ler o Terapia de David Logde :)
Liliana Costa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: terça fev 01, 2005 2:14 pm
Contacto:

Mensagempor Liliana Costa » sexta nov 07, 2008 7:21 pm

Entre varios livros destaco vos aquele que mais emocoes me despertou - Ensaio sobre a cegueira de Jose Saramago - Simplesmente fascinante e ao mesmo tempo indignante a forma como Saramago nos transporta para outra dimensao percorrendo uma panoplia de circunstancias que nos levam a pensar muito sobre a nossa natureza. Creio que o filme recentemente adaptado do seu livro possa transmitir um pouco daquilo que se pode vivenciar com a leitura do livro mas aconselho vivamente a sua leitura.
anisabel
Membro Amador
Membro Amador
Registado: sexta fev 22, 2008 11:35 am

Mensagempor anisabel » sexta nov 07, 2008 9:57 pm

O Caminho Menos Percorrido - M. Scott. Peck

A Negação da Alma, Perspectivas Médicas e Espirituais sobre a Eutanásia e a Mortalidade – M. Scott Peck

exelente autor.
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

:)

Mensagempor leonardorosa » sexta nov 21, 2008 3:48 pm

Pois eu não consigo enumerá-los... gostei de saber que a Ablaze gosta de BD (daquela á sério ;) )...
Um autor que gosto especialmente, tanto pela ternura que imprime, tanto no desenho como no argumento, que é o Comez... o "Silêncio" é uma obra-prima...
Fico também contente de ver que há colegas que colocam Lovecrfat, adoro "Os demónios de Randolph Carter" (Cthulhu f'tang), e Poe (never more) nas suas listas...
Há tanta coisa "para trás" que às vezes fico com a sensação nunca vou conseguir prestar muita atenção a autores "actuais"

Zola, Wilde, Tolstoi, Lautréamont, Baudelaire, Cocteau, Heiner Muller, Shakespear, Ursula K. Le Guin, heinlein, tolkien, william gibson, jeff noon (o vurt é algo de fora de série) pfff... tantos tantos e tão pouco tempo

ah e para não falar em filmes... (se me sair o euromilhões vou comprar uma biblioteca e uma filmoteca de entrada e uso gratuito... aceitam-se sugestões para aquisição de obras :D :D)
ritappleton
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça jan 06, 2009 11:18 pm

:)

Mensagempor ritappleton » quinta fev 05, 2009 10:20 pm

Adoro ler... e recentemente li dois livros que gostei muito do Irvin Yalom que é psicoterapeuta. Um deles foi "Quando Nietzsche chorou" e outro "A cura de Schopenhauer" O primeiro é uma viagem por uma psicopterapia no tempo de Freud e no segundo acompanhamos as sessoes de psicoterapia de um grupo. São dois bons livros para psicologos! Li há muitos anos outro livro deste autor que adorei o "Executor do Amor: e Outras Estórias Sobre Psicoterapia " São vários casos clinicos descritos de uma forma muito leve e engraçada e que foca muito a relação paciente-terapeuta.

Boas leituras!

Voltar para “Arte, Cultura e Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes