Livro: "Andar, para além da dor", Fernanda Ruaz

A partir da articulação das principais correntes da Psicologia e das dimensões psíquicas e comunicacionais idiossincráticas, pretende-se a elaboração de uma abordagem das relações entre arte, cultura, psicologia e desenvolvimento humano.

Moderadores: AbLaZe, Liliana Costa

PsiSandrovski
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: segunda mar 12, 2007 7:31 pm

Livro: "Andar, para além da dor", Fernanda Ruaz

Mensagempor PsiSandrovski » quinta out 23, 2008 11:12 am

Depois de falarmos noutros tópicos de filmes e livros em geral, adiantando títulos que nos interessam e cuja leitura recomendamos aos colegas, sugiro que passemos a criar tópicos para a discussão de determinado filme ou livro, apresentando para título/assunto do tópico, a designação do Filme/Livro/Teatro/etc. em causa. O que acham?

Por mim, começo por recomendar a leitura de um livro que retrata a vivência da doença: "Andar, para além da dor", de Fernanda Ruaz.

Este livro é a autobiografia de uma pessoa com Artrite Reumatóide e a forma como foi vivendo a doença e os tratamentos, desde a infância. A autora descreve como “A maior parte das vezes sou uma «Artrite Reumatóide» e não uma pessoa, ou então sou eu que sinto assim”, fala das frustrações, decepções e dificuldades mas também fala das batalhas que venceu e das metas que superou. É um relato emocionante e devia ser leitura obrigatória para vários profissionais de saúde que tantas vezes se esquecem do significado da importância da humanização de serviços de saúde.

No prefácio do livro, pelo Professor Mário Viana Queiroz é dito:

"Lendo-a apercebemo-nos melhor das nossas limitações e da nossa ignorância (os médicos não sabem nada! dizia a doente na sua infância), da solidão e pobreza das enfermarias dos nossos grandes hospitais, da desumanização da medicina que tantas vezes somos obrigados a praticar (…)."

Sei que este livro não é fácil de encontrar à venda. Eu tive a sorte de o encontrar, por acaso, numa feira do livro no Mercado da Ribeira, à cerca de 3 anos.

Andar, para além da dor - Fernanda Ruaz, Edições Arrábida

:wink:
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » sexta out 31, 2008 9:42 am

É uma boa ideia.
Principalmente para evitar que, quem ainda não leu o livro ou viu o filme, fique a conhecer o seu final!
:)
Vi Veri Veniversum Vivus Vici

Voltar para “Arte, Cultura e Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante