Saw (spoiler)

A partir da articulação das principais correntes da Psicologia e das dimensões psíquicas e comunicacionais idiossincráticas, pretende-se a elaboração de uma abordagem das relações entre arte, cultura, psicologia e desenvolvimento humano.

Moderadores: AbLaZe, Liliana Costa

alexlobo
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta dez 20, 2006 9:06 pm

Mensagempor alexlobo » sexta out 24, 2008 12:05 am

Um filme que gostei muito mas que veio a piorar foi o SAW para mim o primeiro é óptimo e uma das vantagens de sermos psicólogos é a nossa capacidade de análise e o nosso conhecimento do ser humano... Como é que eu soube a meio do filme quem é que era o assassino, simples, quando o Dr. Lawrence Gordon faz uma apresentação dos seus pacientes aos seus alunos ele refere que o Jigsaw teve uma intervenção cirurgica no lobo frontal, ora é sabido que o lobo frontal é a àrea responsável pelo controlo da agressividade e pela tomada de decisão, uma intervenção, creio que foi uma lobotomia, nesta àrea poderá provocar uma incapacidade de consciencialização entre o bem e o mal.
Recomendo vivamente o primeiro filme, acho que o jogo psicológico está muito bem conseguido.
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quinta mar 01, 2007 12:23 am

Mensagempor aniger » sexta out 24, 2008 1:19 am

alexlobo Escreveu:Um filme que gostei muito mas que veio a piorar foi o SAW para mim o primeiro é óptimo e uma das vantagens de sermos psicólogos é a nossa capacidade de análise e o nosso conhecimento do ser humano... Como é que eu soube a meio do filme quem é que era o assassino, simples, quando o Dr. Lawrence Gordon faz uma apresentação dos seus pacientes aos seus alunos ele refere que o Jigsaw teve uma intervenção cirurgica no lobo frontal, ora é sabido que o lobo frontal é a àrea responsável pelo controlo da agressividade e pela tomada de decisão, uma intervenção, creio que foi uma lobotomia, nesta àrea poderá provocar uma incapacidade de consciencialização entre o bem e o mal.
Recomendo vivamente o primeiro filme, acho que o jogo psicológico está muito bem conseguido.

Concordo alias também já tinha feito referência a este filme noutro tópico , tenho os 4 em dvd e irei ver o saw 5 agora dia 30 de outubro para ver qual o seguimento que o realizador deu a história mas sem dúvida que os primeiros foram os melhores :wink:
Imagem
Ψ Mestrado em Psicologia Clínica
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: quarta mai 10, 2006 4:13 pm

Mensagempor leonardorosa » sábado jan 03, 2009 3:52 pm

alexlobo Escreveu: (...) que o Jigsaw teve uma intervenção cirurgica no lobo frontal, ora é sabido que o lobo frontal é a àrea responsável pelo controlo da agressividade e pela tomada de decisão, uma intervenção, creio que foi uma lobotomia, nesta àrea poderá provocar uma incapacidade de consciencialização entre o bem e o mal. (...)

Que saudades do Egas Moniz (not!)... faz também lembrar o caso de phineas cage (não sei se está bem escrito)... um bom motivo para se ler Oliver Sacks... ou não... :)
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sexta jun 01, 2007 12:27 pm

Mensagempor AbLaZe » domingo jan 04, 2009 6:50 pm

leonardorosa Escreveu:
alexlobo Escreveu: (...) que o Jigsaw teve uma intervenção cirurgica no lobo frontal, ora é sabido que o lobo frontal é a àrea responsável pelo controlo da agressividade e pela tomada de decisão, uma intervenção, creio que foi uma lobotomia, nesta àrea poderá provocar uma incapacidade de consciencialização entre o bem e o mal. (...)

Que saudades do Egas Moniz (not!)... faz também lembrar o caso de phineas cage (não sei se está bem escrito)... um bom motivo para se ler Oliver Sacks... ou não... :)

Phineas Gage! E quem melhor estudou esse caso foi Hanna e António Damásio, não Oliver Sacks.
Mas em torno destes temas, é sempre bom ler Oliver Sacks e os seus fantásticos relatos. 8)
Vi Veri Veniversum Vivus Vici
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor leonardorosa » segunda jan 05, 2009 9:16 am

AbLaZe Escreveu:
leonardorosa Escreveu:

Phineas Gage! E quem melhor estudou esse caso foi Hanna e António Damásio, não Oliver Sacks.
Mas em torno destes temas, é sempre bom ler Oliver Sacks e os seus fantásticos relatos. 8)

Sim, mas o Oliver Sacks divulgou, esse e outros casos "estranhos" da psicofisiologia e suas patologias... e os livros são muito mais giros... ;)
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » terça jan 06, 2009 10:42 am

leonardorosa Escreveu:
AbLaZe Escreveu:
leonardorosa Escreveu:

Sim, mas o Oliver Sacks divulgou, esse e outros casos "estranhos" da psicofisiologia e suas patologias... e os livros são muito mais giros... ;)

De acordo! A veia literária que lhe corre no corpo tem um caudal mais significativo.
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Registado: sábado jul 05, 2008 12:02 am
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo jan 11, 2009 10:36 am

aniger Escreveu:
alexlobo Escreveu:Um filme que gostei muito mas que veio a piorar foi o SAW para mim o primeiro é óptimo e uma das vantagens de sermos psicólogos é a nossa capacidade de análise e o nosso conhecimento do ser humano... Como é que eu soube a meio do filme quem é que era o assassino, simples, quando o Dr. Lawrence Gordon faz uma apresentação dos seus pacientes aos seus alunos ele refere que o Jigsaw teve uma intervenção cirurgica no lobo frontal, ora é sabido que o lobo frontal é a àrea responsável pelo controlo da agressividade e pela tomada de decisão, uma intervenção, creio que foi uma lobotomia, nesta àrea poderá provocar uma incapacidade de consciencialização entre o bem e o mal.

Concordo alias também já tinha feito referência a este filme noutro tópico , tenho os 4 em dvd e irei ver o saw 5 agora dia 30 de outubro para ver qual o seguimento que o realizador deu a história mas sem dúvida que os primeiros foram os melhores :wink:

Já vi o Saw 5 e fiquei muito desiludido. Não tem grande argumento, girando tudo à volta de quem foi o seguidor do Jigsaw e como é que esse processo aconteceu. Ganha apenas um ponto pela originalidade dos testes que as 5 pessoas tiveram de passar :wink:
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » domingo jan 11, 2009 9:36 pm

Claudio V Escreveu: já vi o Saw 5 e fiquei muito desiludido. Não tem grande argumento, girando tudo à volta de quem foi o seguidor do Jigsaw e como é que esse processo aconteceu. Ganha apenas um ponto pela originalidade dos testes que as 5 pessoas tiveram de passar :wink:

também concordo este último desiludiu um pouco em termos de argumento , já vi na net a falarem de fazerem o saw 6 ... resta saber o que mais vão inventar :lol:
Imagem
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo jan 11, 2009 9:48 pm

Sim :lol: mas li que vai ser o último da saga. Já andam em gravações e lançaram a data de 23 de Outubro como provável. Veremos :wink:
Agora descobre-se que o Jigsaw tem um filho ou algo assim e vai ser ele a continuar :lol:
"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais. Somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos. Somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer." Sigmund Freud
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » domingo jan 11, 2009 10:36 pm

Criem lá um tópico para o Saw, minha gente, ou ninguém se entende! 8)
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » domingo jan 11, 2009 11:11 pm

Ups, peço desculpa que fui eu que comecei a divagar :)
KR
Membro Amador
Membro Amador
Registado: sexta jan 26, 2007 9:39 pm

Mensagempor KR » segunda jan 12, 2009 11:16 pm

Que bom! O que vale é que não vi o filme e agora nem vou puder ver...porque já contaram tudo! Obrigada colegas! :roll:
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » segunda jan 12, 2009 11:24 pm

A partir do momento em que o filme já passou no cinema, não há inconveniente nenhum em falar dele. Seguindo essa lógica de pensamento, nunca poderíamos falar dele visto que há sempre alguém que ainda não viu.

Além disso, pode ver o filme à vontade, não foi revelado nada de especial, apenas se fizeram criticas pessoais ao argumento. Veja lá o filme descansada :wink:

Não fique chateada. :)

(peço desculpa por continuar o off-toppic, era só para esclarecer)
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor AbLaZe » terça jan 13, 2009 8:39 am

Na verdade, já muito se contou sobre o Jigsaw neste tópico. Basta começar pelo primeiro post sobre o assunto, do alexlobo. Sendo assim e como já houve uma queixa (KR), mudei estes posts para um novo tópico, onde poderão falar à vontade sobre o Saw.

Agradeço a compreensão! :)
Claudio V
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)
Contacto:

Mensagempor Claudio V » terça jan 13, 2009 10:02 am

Ah... Eu pensei que a queixa se referia ao meu post juntamente com o da aniger relativamente ao Saw V. Agora vejo que realmente o seu conteúdo (principalmente do Saw I) foi revelado (não tinha lido tudo no tópico referente a Mentes Criminosas).
WilsonMeira
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: domingo jan 25, 2009 5:27 pm
Contacto:

O filme SAW!

Mensagempor WilsonMeira » segunda jan 26, 2009 1:46 am

Caros,

Com muita franqueza, quero afirmar que assistirei primeiramente o filme, para poder emitir a minha opinião, mas, por outro lado, percebi as críticas em relacão ao filme.Somente assistindo, e, de modo imparcial, poderei emitir minhas observacões.

Wilson
Graduado apenas na grade de Licenciatura em Sociologia pela UFBA-Univ.Fed.daBahia, resolvi iniciar os estudos de Psicologia e Teologia,portanto julgo importante essa interacão.
AbLaZe
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Re: O filme SAW!

Mensagempor AbLaZe » segunda jan 26, 2009 9:43 am

WilsonMeira Escreveu:Caros,

Com muita franqueza, quero afirmar que assistirei primeiramente o filme, para poder emitir a minha opinião, mas, por outro lado, percebi as críticas em relacão ao filme.Somente assistindo, e, de modo imparcial, poderei emitir minhas observacões.

Wilson

Wilson,

Vá lendo outros tópicos, porque neste vai ficar a saber tudo sobre o filme. Para uma leitura imparcial do argumento do Saw, deverá primeiro vê-lo e tomar nota das suas impressões, de preferência num papel, para redigir o seu comentário de forma esclarecedora e iluminada, como temos por hábito fazer aqui no Fórum. Só depois será aconselhável que se junte à discussão.

Agradecida pela atenção, a moderadora,
AbLaZe
Psicóloga
Andeniable
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: sábado jul 05, 2008 10:45 pm

Re: O filme SAW!

Mensagempor Andeniable » quinta mai 28, 2009 4:10 am

boa noite a todos. eu sem saber da existência deste tópico, fiz um semelhante, e peço desculpa por isso. aqui ficam os meus posts:

1º post:

boa noite. Sei que provavelmente o que irei dizer não vai ser bem aceite, visto ser ficção, mas na minha opinião, e apesar de não ser psicólogo, a série de filmes "saw" é bastante interessante do ponto de vista psicológico. Saw mostra-nos como uma pessoa normal e realizada passa a assassino em série. Isto faz me questionar..será que temos total controlo sobre as nossas emoções?será que o ser-humano é totalmente influenciável?ou sera uma mistura das duas hipoteses mencionadas anteriormente? Já agora e somente a titulo de curiosidade, pergunto a quem tenha visto o filme, de que doença mental sofre john krammer?o facto de este ter sofrido dois grandes traumas(o aborto da mulher e a descoberta de um cancro) na sua vida influenciou posteriormente o seu modus operandi e os seus objectivos ao testar a vontade de viver de outrém. Não acho impossivel que isto possa acontecer na vida real,no máximo é pouco provavel, mas não retira o interesse em estudar esta situação apesar de ser ficção. Boa noite.

2ºpost:

Tal como amanda young que foi uma das suas vitimas e a unica que escapou a um teste de jigsaw. Amanda é insegura,tem tendências suicidas (devido ao choque que sofreu no decorrer do seu teste?) e pareçe sofrer de sindrome de estocolmo ao subordinar-se a jigsaw como sua aprendiz mas ao mesmo tempo desenvolve um modus operandi diferente ao não deixar escapar as suas vitimas. Quanto ao policia hoffman, pareçe me ser uma situação completamente diferente. Este muda totalmente de valores ao ajudar jigsaw,e agora pergunto, sera que este o faz pela ameaça que jigsaw representa,uma vez que este sabe que foi hoffman que matou o assassino da irmã, ou sera que este adapta realmente a filosofia de jigsaw e acredita realmente que está a testar a vida de outrém?Fiquem bem e obrigado pelas respostas e por não me chamarem louco por achar saw um filme com interesse na área da psicologia lol.

Obrigado :)
leonardorosa
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor leonardorosa » sexta mai 29, 2009 8:35 am

Se querem ver um filme que ilustre de forma brilhante a loucura vejam o "Spider" do David Cronenberg... 8)
PS: não tem gente retalhada... 8)
aniger
Psicólogo Registado (PT)
Psicólogo Registado (PT)

Mensagempor aniger » sábado ago 15, 2009 10:57 am

Brevemente irá sair o Saw VI:

http://www.imdb.com/title/tt1233227/

Vamos ver se não é mais um filme para encher , visto que a história tem vindo a arrastar-se nestes últimos Saws
Imagem

Voltar para “Arte, Cultura e Psicologia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante