Hipnose

Espaço dedicado ao público em geral: aqui poderá apresentar as suas questões e dúvidas, e contar com o apoio dos utilizadores deste fórum. IMPORTANTE: leia as Regras de Utilização antes de participar
Regras do Fórum
-----------
O Psicologia.pt não é responsável pelas intervenções dos vários participantes neste Fórum, sendo o teor desses conteúdos, bem como a utilização que se faça dos mesmos, da exclusiva e total responsabilidade de cada utilizador.
Com o objectivo de permitir o total anonimato, o fórum "Pergunte ao Psicólogo" é o único onde é possível a publicação de tópicos por utilizadores não registados.
Ao mesmo tempo, e como deve ser do entendimento de todos, o carácter "anónimo" dos fóruns faz com que este espaço não ofereça condições para interações que se desenvolvam para além da mera "troca de opiniões".
É expressamente proibida neste fórum a divulgação de serviços de psicologia bem como de quaisquer contactos de psicólogos (nomes, nºs de telefone, moradas e outros contactos).
O Psicologia.pt não se responsabiliza pelo rigor técnico e científico, idoneidade e respeito pelos princípios éticos e deontológicos de toda e qualquer participação.
Eusouopapao
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: terça ago 16, 2011 9:37 am

Hipnose

Mensagempor Eusouopapao » quarta jan 25, 2012 12:05 am

Como estudo psicologia nas horas vagas soube dos beneficios da hipnose e deixou-me curioso...Por isso postei neste forum este tema pois se é uma ferramenta com fins terapeuticos ao nivel psicológico então não é nada que um psicologo não saiba fazer nem esteja informado sobre isto...
É preciso ler livros para realizar hipnose?!
É perigoso se um inexperiente quiser práticar?!
Que livros recomentam ler (se tiverem alguns) antes de começar a praticar?!

Também soube que através da hipnose podemos encontrar respostas para antigos traumas é verdade?!É básicamente isto que queria explorar mais através da hipnose, mas também pela curiosidade própria que o processo suscita...

Aguardo respostas e sugestões
Cristina
[Moderador]
[Moderador]
Registado: domingo jun 19, 2005 8:03 pm
Contacto:

Re: Hipnose

Mensagempor Cristina » quarta jan 25, 2012 9:37 am

Bom dia... Papão. :D

Tal como para qualquer outra técnica, é preciso estudá-la. Ler livros, claro. Mas também fazer o(s) curso(s). Até porque se fosse só ler, andaria muita gente por aí a cacarejar, por assim dizer.
No entanto, é preciso ser-se um profissional ligados à saúde, ensino, aconselhamento e assistência social para se poder fazer este tipo de cursos. Portanto, não sendo Psicólogo, Médico ou Assistente Social, não estando ligado ao Ensino, à Saúde e Aconselhamento...

Deve-se, também, ter em conta que há a hipnose pelo espectáculo (coloquemos assim) e a hipnose científica (a praticada por Psicólogos, por exemplo).

Quanto à perigosidade da técnica, já li sobre casos em que, fosse por inexperiência ou má conduta éticodeontológica do Psicólogo, foram desenvolvidas falsas memórias nos pacientes, muitas vezes memórias perturbadoras e desestabilizantes (ver Elizabeth Loftus, entre outros autores).

Conselho de ouro: Se não tiver formação, não se meta nisso. De contrário, poderá prejudicar alguém ou a si mesmo, já sem mencionar os problemas legais que tal prática poderá acarretar.
...o desvio é mais normal do que a normalidade...
erpr
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta fev 16, 2012 6:19 pm

Mensagempor erpr » quinta fev 16, 2012 6:30 pm

Mas o que de fato temos de científico no caso da hipnose? é usada como ferramenta para se chegar onde exatamente? se o paciente não recorda, que mundo é este que tal técnica tras a tona? mundo do paciente? ou mundo do psicológo?
mancuso
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quarta out 19, 2011 11:34 am

Mensagempor mancuso » sábado mar 31, 2012 10:11 pm

A Hipnose foi empregada como técnica terapêutica, por Freud, no início de seus estudos psicanalíticos mas foi logo abandonada com as formulações clínicas da psicanálise. Esta pequena introdução não quer dizer que hoje ninguem adote este procedimento. Não, não é bem assim, existem alguns profissionais que se utilizam ainda desta técnica de forma alternativa e complementar. Contudo, temos hoje técnicas e abordagens mais elaboradas que nos dão mais segurança em nossos procedimentos. Profissionalmente, eu nunca me utilizei de nenhuma técnica em que meu paciente não ficasse inteiramente consciente, acordado, participando da terapia, interagindo comigo. O problema do uso de algumas técnicas de saúde por pessoas leigas, é o perigo de acontecer alguma coisa e o leigo, por não estar preparado, não saber o que fazer.
Mancuso
katia88
Membro Recém-Chegado
Membro Recém-Chegado
Registado: quinta nov 22, 2012 7:09 pm

Mensagempor katia88 » terça nov 27, 2012 9:37 pm

boa noite mancuso,

concordo inteiramente consigo.

ainda há pouco tive uma paciente que me falou de terapia através da hipnose, como forma de esquecer os erros do passado.
as únicas palavras que lhe transmiti, foi que nada faz esquecer o passado, nem mesmo a hipnose. o passado vai ficar lembrado, apenas pudemos fazer com que evitemos falar ou lembrar deles.

a minha paciente ficou a olhar para mim e afirmou que já havia tido falar muito bem acerca dessa terapia, contudo, concordou com as minhas palavras. hoje com ela, usos técnicas muito mais simples, e capazes de fazer com que a paciente tenha a plena consciência do que sente cada vez que se toca no assunto.

foi uma terapia que nunca utilizei, nem que penso utilizar, só se houver um caso extremo que me faça recuar de ideias, mas caso aconteça, penso que o melhor para mim, é ser ético e reencaminhar um paciente, para um outro colega que concorde e aceite essas terapias.

são opiniões :)

Voltar para “Pergunte ao Psicólogo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes