Autismo

  • Photo

    Encontro de Irmãos

    Um jovem yuppie (Tom Cruise) recebe a notícia de que o pai, que não vê há anos, faleceu. Na leitura do testamento descobre que um irmão que não conhece tinha herdado três milhões de dólares. O yuppie sequestra o irmão autista da instituição onde ele está internado, com o intuito de levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se conhecem e compreendem o significado de serem irmãos.

  • Photo

    Nell

    Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada numa casa na floresta, onde vive com a sua mãe eremita. O médico que a encontra (Liam Neeson), após a morte da mãe constata que ela se expressa num dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento nunca teria tido contacto com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da jovem, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.

  • Photo

    Temple Grandin

    Filme biográfico sobre Temple Grandin, uma mulher autista que ultrapassou as limitações impostas pela sua condição e se tornou numa Ph.D. e especialista no campo da criação de gado e cuidados com animais. Temple não falou até aos 4 anos de idade e teve dificuldades ao longo do seu percurso escolar, especialmente em lidar com pessoas. Tanto a sua mãe como alguns dos seus professores foram sempre muito apoiantes. A sua mãe Eustácia, mesmo com a recomendação médica de internamento numa instituição psiquiátrica, insiste em proporcionar-lhe educação formal. Já numa escola para crianças superdotadas, Temple é encorajada pelo seu professor de Ciências, Dr.Carlock, o qual, apercebendo-se do seu talento para "pensar em imagens e conecta-las", a incentiva a prosseguir a sua educação numa universidade.

    Com as visitas à fazenda da sua tia Ann no Arizona nos anos 60, Temple inicia seu primeiro contato com animais, que influenciariam sua vida e carreira. A jaula para prender bovinos inspirou-a na construção de um aparelho para si própria para se refugiar de seus frequentes ataques de pânico. É conhecida pela criação da 'hug box', mundialmente reconhecida atualmente como uma forma de aliviar o stress em crianças autistas, bem como por ter revolucionado as práticas para o tratamento mais “humano” de animais vivos em quintas e matadouros, tendo sido tema em vários livros e tendo-lhe sido atribuído um reconhecimento pela PETA.

    Temple Grandin é, atualmente, professora na Colorado State University e uma reconhecida oradora nas temáticas do autismo e dos cuidados com animais.

    Este filme foi sugerido por: Ana Carolina Ramos | al40682@gmail.com