PUB


Saúde Mental

  • Photo

    Pára-me de Repente o Pensamento

    Este filme do documentarista Jorge Pelicano (´Ainda Há Pastores´ e ´Pare, Escute, Olhe´) traça o retrato do quotidiano dos internados no hospital psiquiátrico portuense Conde Ferreira – os rituais, as rotinas, as dúvidas dos internados – , acompanhado pelo ator Miguel Borges durante uma residência de três semanas no hospital psiquiátrico.

    De acordo com uma nota da produção, o filme dá a conhecer ´uma visão pouco explorada sobre o mundo da doença mental através do olhar do ator Miguel Borges que submergiu, durante três semanas, na realidade do Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira (no Porto) para a preparação e pesquisa de uma peça de teatro sobre a loucura´.

    Miguel Borges, prossegue a nota, acaba por integrar o grupo interno do teatro terapêutico constituído por alguns utentes que ensaiam uma peça a propósito dos 131 anos da instituição hospitalar.

    ´Pára-me de repente o pensamento´ pretende, asseguram os seus responsáveis, ´contribuir para derrubar estigmas em torno da doença mental permitindo ao público, através dos testemunhos dos utentes na primeira pessoa, abordar o lado humano, o irracional, o emocional e todos os outros lados que, afinal, constituem a complexidade humana´. Um documento artístico a não perder!