Centro Brazelton vai ensinar pais a conhecer os seus bebés

A- A A+

Centro Brazelton vai ensinar pais a conhecer os seus bebés

Centro Brazelton vai ensinar pais a conhecer os seus bebés
5 Abril 2004

 

O «pai da pediatria moderna», que é como quem diz, Berry Brazelton, está mais uma vez entre nós. Agora, com uma missão muito concreta: inaugurar o Centro Brazelton, que hoje vai abrir as portas no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Trata-se de um centro de formação pioneiro em Portugal - e o primeiro localizado fora dos Estados Unidos, onde existem mais de cem. O objectivo deste espaço é difundir um inovador modelo de pediatria que vai muito para além do simples diagnóstico de doenças. Baseia-se, isso sim, na «exploração» da relação entre médicos, pais e bebés.

Tal como disse ao DN o pediatra João Gomes Pedro, director do Serviço de pediatria do Hospital de Santa Maria, este local «será um polo de treino clínico e de formação nas áreas vitais que foram criadas pelo professor Brazelton».

Este especialista, de renome internacional, defende que, mais do que saber diagnosticar doenças, os pediatras dos nossos dias têm de estar atentos na observação da criança no seu todo - a sua psicologia e as suas motivações. Aprender a observar a criança, é pois o grande desafio que se coloca quer aos profissionais de saúde infantil quer aos próprios pais, que segundo Brazelton «não devem ter medo de errar», uma vez que será a própria criança a dizer quando se está a lidar com ela da forma certa ou errada.

 

Isaltina Padrão
Diário de Notícias