A depressão previne-se?!

A- A A+
A depressão previne-se?!

Fonte: SÁBADO
Data: 2017-04-10

A Organização Mundial de Saúde estima que, em todo o mundo, mais de 300 milhões de pessoas sejam afectadas pela depressão, que se tornou a principal causa de incapacidade a nível mundial. Prevê-se que a depressão seja a segunda maior causa de encargos com doença em 2030, sendo já hoje a principal causa para as mortes por suicídio.

De acordo com o Programa Nacional de Saúde Mental em Portugal, em 2010, a depressão correspondia a 7,9% do total das doenças mentais sendo que, segundo alguns estudos, tem uma prevalência ao longo da vida de cerca de 17% e tudo indica que nos últimos anos, também por influência da crise económica e financeira, a prevalência e o impacto da doença tenha aumentado junto da população portuguesa e, em particular, dos grupos mais vulneráveis.

Mas... a depressão pode muitas vezes ser prevenida. E o custo-efectividade das intervenções psicológicas baseadas em evidências no seu tratamento e a sua contribuição para a redução do encargo com a doença, permitem concluir que as intervenções psicológicas têm potencial para reduzir o encargo com a depressão entre 10% a 30%, evitando entre 7 a 14 milhões (de 65 milhões) de DALYs (Disability-adjusted life year). Mesmo em regiões pobres e com poucos recursos, cada DALY evitado através de tratamentos psicológicos eficazes nos Cuidados de Saúde Primários custa menos de que um ano médio de salário per capita.

 

 Ler notícia completa