A sexualidade está “em linha” há 18 anos

A- A A+
A sexualidade está “em linha” há 18 anos

Fonte: Jornalismo Porto Net
Data: 2017-02-08

Gratuita, confidencial e anónima. A “Sexualidade em Linha” é uma linha telefónica destinada a tirar dúvidas ou esclarecer alguma informação na área da saúde sexual e reprodutiva. Deixou de ser gratuita em 2003, por motivos financeiros e porque muitas chamadas eram “brincadeiras”. Este ano, voltou à gratuitidade na idade adulta — o serviço tem 18 anos.

“Atualmente, e até porque existem muito canais de informação e as próprias comunicações alteraram, percebeu-se que faria sentido tentar mais uma vez aproximar a linha com os utentes e com os jovens, através de um serviço gratuito. É importante a aposta na prevenção”, explica Paula Pinto, coordenadora da linha de apoio, que sublinha que a disponibilização gratuita permite uma revitalização do serviço.

Segundo a representante da “Sexualidade em Linha”, o serviço já notou um aumento de chamadas desde que voltou a ser gratuito. No entanto, a divulgação da novidade não deixa de ser importante: porque “se as pessoas não conhecem, não ligam. Quando conhecem e têm necessidade ligam.”

Com uma equipa de técnicos especializados nas áreas da saúde sexual e reprodutiva, a linha procura dar uma resposta eficaz e imediata a quem procura ajuda. Mas, muitas vezes, quem liga já fez alguma pesquisa individual, sendo através da Internet que muitos conhecem o serviço. “Vão a sites que têm informação credível, mas têm uma informação mais geral e não que vá de acordo às questões e às dúvidas que têm relativamente a uma situação”, esclarece Paula Pinto.

 

 Ler notícia completa