Os macacos têm todo o “hardware” para falar, mas não o “software”

A- A A+
Os macacos têm todo o “hardware” para falar, mas não o “software”

Fonte: ZAP.aeiou
Data: 2017-01-02

Pesquisas anteriores sugeriram que a incapacidade destes animais de falar era devida a limitações em sua anatomia do trato vocal.

Porém, um novo estudo de uma equipa internacional de cientistas sugere que a limitação poderá ter mais a ver com os seus cérebros do que com as suas bocas – uma vez que experiências com macacos permitiram concluir que os primatas têm a capacidade vocal, mas não o conhecimento cognitivo para falar.

A equipa analisou as capacidades vocais de macacos usando vídeos de raios-X para gravar os movimentos e mudanças nos seus lábios, língua e laringe ao fazer ruídos. A pesquisa foi publicada na revista Science Advances.

Esta é uma mudança marcante em relação a experiências anteriores nas habilidades vocais de primatas, que tendem a usar espécimes mortos para examinar a sua anatomia vocal.

Os dados recolhidos a partir dos vídeos foram então introduzidos num modelo de computador que simulou a capacidade vocal dos macacos e o seu alcance, com base nos seus atributos físicos.

Os investigadores descobriram que os primatas possuíam a anatomia para produzir sons usados na fala humana, tais como vogais, e até poderiam produzir frases completas. Os ruídos resultantes são “claramente inteligíveis”, mesmo que soem bastante assustadores para nossos ouvidos humanos.

 

 Ler notícia completa