Construa uma marca pessoal de sucesso
Se desenvolver e melhorar a sua marca pessoal convenientemente obterá uma vantagem diferenciadora em relação aos outros. Isto é um facto.
Uma boa marca pessoal influencia o conseguir alcançar objectivos, pode
determinar a conquista de um trabalho, e fará a diferença na quantidade e
qualidade de oportunidades às quais terá acesso na sua vida.
Para o efeito,
diversos aspectos merecem a sua atenção, tais como a capacidade de comunicação e
relacionamento interpessoal, a sua atitude, postura e comportamentos, a sua
apresentação pessoal, etc. Mas a sua marca pessoal é também influenciada pela
sua capacidade de dar a conhecer, com eficácia e credibilidade, aquilo que você
sabe e aquilo que você desenvolveu.
Peter Montoya, um guru do marketing pessoal, identificou oito leis determinantes para a criação de uma marca pessoal de sucesso:
1. Lei da Especialização
Consiste em posicionar a
marca pessoal como especialista numa dada área de acção.
2. Lei da Liderança
Passa por agir de forma a ser
considerado o melhor ou um dos melhores na sua área.
3. Lei da Personalidade
Pretende construir a marca
pessoal a partir da veradeira personalidade, de forma autêntica e positiva.
4. Lei da Distinção
Procura expressar a marca de forma
única para que se distinga de outras.
5. Lei da Visibilidade
Visa dar a conhecer
continuamente a marca pessoal, para que seja recordada e referenciada pelos
outros.
6. Lei da Coerência
Consiste em adotar a mesma atitude
em público e em privado.
7. Lei da Persistência
Dá tempo à marca pessoal para
se desenvolver, até porque os resultados alcançam-se com muita determinação.
8. Lei da Boa Vontade
Torna a marca bem intencionada,
gerando confiança e respeito pela mesma.
Agora cabe-lhe a si pôr em prática estas orientações!
Porque não começar publicando os seus trabalhos no Psicologia.pt?