PUB


 

 

Normas de Publicação

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

O Psicologia.pt está aberto à colaboração de todos os profissionais, estudantes, docentes e investigadores no âmbito da Psicologia.

São elegíveis para publicação conteúdos com os mais diversos cunhos: científicos, profissional, técnico ou de opinião. Sejam o produto de investigações, revisões de literatura, apresentações ou discussões de posições teóricas, sejam desenvolvidos no âmbito da prática profissional ou resultado da reflexão individual do respetivo autor, todos os conteúdos são passíveis de publicação no Psicologia.pt, naturalmente desde que relacionados com o tema da Psicologia e obtendo uma apreciação favorável por parte do Conselho Editorial do portal.

Exemplos:

•  Artigo científico
•  Artigo de opinião
•  Crónica
•  Artigo de desenvolvimento pessoal
•  Trabalho de curso (artigo, trabalho prático, monografia, relatório de estágio, etc.)
•  Tese de mestrado ou doutoramento
•  Recensão bibliográfica
•  Programa de Intervenção
•  Comunicação (apresentada em evento científico ou profissional)
•  Actas de evento
•  eBook

Não existe a obrigatoriedade destes conteúdos serem originais, isto é, serem conteúdos não publicados anteriormente (quer em formato papel, quer em formato digital). O Psicologia.pt aceita publicar conteúdos que já tenham sido alvo de publicação desde que o detentor dos direitos de autor dos mesmos, manifeste, por escrito, o seu consentimento.

Submissão e Formatação
O conteúdo a submeter para publicação deverá ser enviado para o Psicologia.pt por correio eletrónico, através do endereço geral@psicologia.pt, devendo ser anexado em formato Word utilizando, para o efeito, o devido template. O conteúdo a enviar deverá ser formatado utilizando OBRIGATORIAMENTE o template construído para o efeito.

Apreciação
O Psicologia.pt compromete-se, através do seu Conselho Editorial, a apreciar em detalhe os conteúdos submetidos para publicação num prazo mínimo de 1 semana e prazo máximo de 4 semanas. O Psicologia.pt reserva-se o direito de sugerir aos autores modificações nos respectivos conteúdos sempre que estas sejam consideradas necessárias para a aceitação dos mesmos.

Publicação
Caso os conteúdos sejam aceites e publicados, os mesmos serão referenciados na newsletter semanal enviada todas as segundas-feiras pelo Psicologia.pt, sendo por esta via que os autores tomarão conhecimento da efetiva publicação dos conteúdos da sua autoria.

Normas
Sugere-se que os autores sigam as normas da American Psychological Association no que se refere à apresentação de conteúdos para publicação.

Contacto do autor
O endereço de correio electrónico do autor será publicado em conjunto com o respectivo conteúdo.

Responsabilidade
Os conteúdos são da inteira responsabilidade dos respectivos autores, não se responsabilizando o Psicologia.pt por quaisquer conceitos, opiniões ou afirmações veiculadas pelos mesmos.

Propriedade
O Psicologia.pt assume que, ao submeter um conteúdo para publicação, o interlocutor é efetivo autor do mesmo, e que obteve todas as autorizações necessárias para o efeito, bem como para reproduzir no seu conteúdo quaisquer tipos de quadros, figuras e outros elementos.