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Adolescentes institucionalizados: aconselhamento vocacional. Um estudo exploratório

2011
fernandagaspar@iol.pt
Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra

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Adolescentes institucionalizados: aconselhamento vocacional. Um estudo exploratório Esta investigação intenta apurar

A orientação vocacional e profissional tem sido uma parte activa no desenvolvimento educacional, e tem sido alvo de uma evolução que assume uma relação cada vez mais estreita com a intervenção psicológica. Reflectir sobre os adolescentes institucionalizados e os seus projectos de vida é considerar os fundamentos, as possibilidades e os limites que lhes estão subjacentes. Como são definidos estes projectos de vida? Para tentar responder a esta questão foram utilizadas as Histórias de Vida dos sujeitos participantes neste estudo para serem procurados e analisados temas comuns a cada indivíduo e ao grupo. Esta investigação intenta apurar como algumas variáveis do contexto familiar/institucional podem estar associadas ao desenvolvimento e escolhas vocacionais destes adolescentes, bem como à elaboração do seu projecto de vida. Pretende, também, ser um contributo para promover a reflexão e a compreensão sobre a influência explícita ou implícita que o contexto institucional tem no desenvolvimento vocacional dos adolescentes e jovens, para que, conhecendo, se possa intervir para o influenciar, através de intervenções intencionais e sistemáticas. Os resultados apontam para a intenção dos adolescentes se alienarem da Instituição, sendo evidente a sua necessidade de uma maior intervenção, por parte da Instituição, na orientação e aconselhamento para o seu projecto de vida.

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