Comorbilidade e diagnóstico dual na toxicodependência: Um estudo com consumidores problemáticos de drogas

2008
marta__sofia@hotmail.com
Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)

Tese de Mestrado Integrado em Psicologia

A presente investigação tem como objectivo o estudo da sintomatologia psicopatológica entre a população toxicodependente. Para tal, foi constituída uma amostra de 120 consumidores problemáticos de drogas em tratamento de substituição opiácea, subdividida em dois grupos: 60 em programa de Metadona e 60 em programa de Buprenorfina. Foi utilizado o BSI (Brief Symptom Inventory) que revelou médias superiores às da população geral em todas as dimensões de psicopatologia, no índice Geral de Sintomas, e no Índice de Sintomas Positivos. Quando comparados os dois subgrupos, os resultados demonstram que existem diferenças estatisticamente significativas relativamente à variável idade (p=.022) com média superior para o grupo da Metadona (MD=35,90; DP=7,239). Para além disso, o BSI revelou diferenças significativas entre os dois subgrupos nas dimensões Sensibilidade Interpessoal e Hostilidade com médias superiores para o grupo em Programa de Buprenorfina. É essencial, contudo, mais investigação com vista a caracterizar a população Portuguesa com comorbilidade entre toxicodependência e perturbação mental.