PUB


 

 

Gestão da Marca no âmbito dos serviços - o Trabalho Temporário

2008
joana.c.madureira@gmail.com
Mestre em Psicologia pela Universidade Lusíada de Lisboa

Dissertação para obtenção do Grau de Mestrado pela Universidade Lusíada de Lisboa

A- A A+
Gestão da Marca no âmbito dos serviços - o Trabalho Temporário

Com o intuito de analisar a gestão de uma marca no mercado de serviços, em particular no sector do trabalho temporário, elaborou-se uma caracterização dos serviços na sua generalidade e do mercado em que operam, em contraposição com os produtos. Cumulativamente, desenvolveu-se o tema da marca em estreita ligação com os serviços de trabalho temporário e os níveis a que pode ser gerida, numa perspectiva bipolar: aspectos tangíveis e intangíveis. Para um maior detalhe, realizaram-se pesquisas bibliográficas e de campo sobre esta actividade, tomando o exemplo da empresa Manpower, pioneira em Portugal na cedência temporária de trabalhadores, desde 1962. Paralelamente, houve a preocupação de abordar conceitos transversais ao tema em análise, tais como economia, gestão e marketing, entre outros. A partir de uma análise ambiental e concorrencial ao mercado de serviços de trabalho temporário, verificou-se a existência de 262 empresas de trabalho temporário a laborar em Portugal. Adicionalmente, através de um inquérito aplicado por e-mail a aproximadamente 1000 indivíduos, observou-se a primazia de determinadas marcas em relação a outras. Foram ainda operacionalizadas algumas hipóteses tendo em vista inferir o grau de reconhecimento da Manpower no mercado. Tendo em conta as constantes alterações económico-empresariais características deste sector, como por exemplo fusões e aquisições, o trabalho temporário surge como uma temática a carecer de constante investigação, uma vez que, por um lado, permitiria informação actualizada sobre o sector e, por outro, ajudaria a realçar a necessidade de investimento na marca de forma a combater o desconhecimento e desconfiança relativamente a esta actividade.

 Ler texto integral em PDF