PUB


Perfecionismo e pensamento perseverativo em estudantes universitários

2015
brunadecarvalho.91@gmail.com
Licenciada em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde. Psicóloga estagiária na Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra

Dissertação apresentada à Universidade Católica Portuguesa para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde

A- A A+
Perfecionismo e pensamento perseverativo em estudantes universitários

Esta investigação pretende analisar a relação entre o perfecionismo e o pensamento perseverativo no ajustamento psicológico de estudantes universitários. Participaram no estudo 164 estudantes universitários, que preencheram um questionário sobre Dados Sociodemográficos, a Escala Multidimensional do Perfecionismo (Hewitt & Flett), o Questionário de Pensamento Perseverativo e a Escala de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS). Para as análises estatísticas recorremos ao SPSS 20.0. Os dados foram analisados recorrendo a testes não-paramétricos por não se verificarem os requisitos de normalidade. Foram encontradas correlações entre o Perfecionismo Socialmente Prescrito e o Questionário do Pensamento Perseverativo Total e a Interferência Cognitiva e Improdutividade, entre a Depressão e o Perfecionismo Socialmente Prescrito e o Perfecionismo Orientado para os Outros e entre todas as dimensões do Questionário do Pensamento Perseverativo e da Escala de Ansiedade Depressão e Stress. O QPP Total revelou ser um perditor de Ansiedade e Depressão. Foram encontradas diferenças significativas no género relativamente ao PSP (as mulheres apresentam níveis mais elevados), e na nacionalidade relativamente ao PSP (níveis mais elevados nos estudantes Guineenses), ao POO (níveis mais elevados nos estudantes Portugueses) e à sintomatologia depressiva (níveis mais elevados nos estudantes Guineenses). Os nossos resultados melhoram a nossa compreensão sobre os preditores de sintomatologia depressiva e ansiosa, aspeto fundamental para desenvolver estratégias de prevenção e intervenção adequadas.

 Ler texto integral em PDF