PUB


 

 

Artigos de Educação e Formação

  • Uma releitura da obra “Educação como Pratica da Liberdade” frente à educação atual

    Uma releitura da obra “Educação como Pratica da Liberdade” frente à educação atual

    O presente artigo tem como abordagem uma releitura da obra Educação como pratica da liberdade, de Paulo Freire. Durante a releitura procuramos identificar os principais conceitos e eixos norteadores do educador. A obra perpassa não apenas as transformações que nosso pais atravessava além de pontuar algumas mudanças em alguns países da América Latina, mas também propicia um enfoque histórico social ... ler artigo

  • Inclusão escolar de crianças dentro do espectro autista

    Inclusão escolar de crianças dentro do espectro autista

    A inclusão de crianças com TEA tem sido amplamente discutida por pesquisadores e estudiosos interessados em analisar e compreender qual a maneira de realizar esse processo para que ele seja efetivo e tenha efeitos positivos, tanto na vida escolar do educando como em seu desenvolvimento. Diante desse contexto, o presente artigo estrutura-se como uma revisão sistemática da literatura científica bras ... ler artigo

  • A motivação e o sucesso escolar

    A motivação e o sucesso escolar

    Este artigo tem como objetivo compreender os fatores inerentes à desmotivação escolar dos alunos e consequente insucesso escolar. Aborda os agentes educativos e a forma como cada um deles pode contribuir para o sucesso escolar, de acordo com os fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos de cada aluno. Ao longo deste trabalho são sugeridas estratégias de inovação para implementar no processo d ... ler artigo

  • Educação: as representações sociais que permeiam o imaginário dos educandos e educadores sobre a diversidade

    Educação: as representações sociais que permeiam o imaginário dos educandos e educadores sobre a diversidade

    O presente trabalho visa analisar e discutir as representações sociais que permeiam a diversidade encontrada pela escola no seu cotidiano, partindo da compreensão histórica, principal fomentadora das desigualdades sociais, e como consequência a disseminação do preconceito, com o intuito de manter a estrutura de poder vigente. A escola é o ambiente em que a diversidade se faz presente e é função de ... ler artigo

  • Inclusão escolar e qualidade de vida

    Inclusão escolar e qualidade de vida

    O Projeto de Inclusão é um dos grandes temas discutidos na atualidade, pois a partir de sua implementação grandes mudanças ocorreram no imaginário da sociedade, principalmente nas instituições de ensino. Diante disso o presente trabalho tem por objetivo avaliar o projeto de inclusão, trazendo como questionamento a qualidade de vida. Para tal fim, considerou-se importante realizar uma revisão bibli ... ler artigo

  • PUB


  • Perpectivas da praxis docente na atualidade articulando pedagogia da esperança

    Perpectivas da praxis docente na atualidade articulando pedagogia da esperança

    O objetivo desse trabalho é identificar, na obra “Pedagogia da Esperança”, as possíveis articulações realizadas por Freire que contempla quatro momentos perpassando pelas suas experiências, pela sua formação, pela necessidade da educação defender os oprimidos diante de opressores e, por fim, revisitando o autor suas reflexões inseridas na obra Pedagogia do Oprimido, onde um dos objetivos essenciai ... ler artigo

  • A percepção dos professores do interior da Bahia em relação às dificuldades de aprendizagem na educação infantil

    A percepção dos professores do interior da Bahia em relação às dificuldades de aprendizagem na educação infantil

    A presente pesquisa foi elaborada, com o objetivo de identificar a percepção do profissional de educação em relação aos fatores que podem direta ou indiretamente contribuir para a dificuldade de aprendizagem na educação infantil. A amostra foi composta por 51 participantes entre os municípios de Entre Rios, Alagoinhas e Ouriçangas na Bahia, sendo todos professores da rede pública municipal. Foi re ... ler artigo

  • A importância do mediador no processo de inclusão dos deficientes no ensino regular

    A importância do mediador no processo de inclusão dos deficientes no ensino regular

    O projeto de inclusão tem por finalidade promover a participação social das pessoas portadoras de deficiência, tendo por princípio a ideia de que a sociedade precisa fornecer condições para que todos os indivíduos tenham plenas possibilidades de serem sujeitos ativos no meio social. Dessa forma, a escola é um dos ambientes que mais vivencia esse projeto de inclusão, sendo convidada a modificar tod ... ler artigo

  • Os jogos e as atividades lúdicas na construção da aprendizagem

    Os jogos e as atividades lúdicas na construção da aprendizagem

    Os jogos e as atividades lúdicas são recursos que podem introduzem a criança em um novo mundo. Afinal, o brincar faz parte do mundo da criança e por meio dele pode-se adquirir habilidades diferenciadas, sendo um facilitador nos processos de ensino e aprendizagem. Por jogos utilizados em sala de aula como recurso educacional, os alunos conseguem desenvolver a capacidade cognitiva, intelectual, emoc ... ler artigo

  • Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Almeja este trabalho analisar os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin e apontar os objetivos da educação na Constituição Federal do Brasil de 1988. As colocações de Morin consistem certamente numa provocação a todos os profissionais interessados em estudar e repensar os objetivos das instituições de ensino de todos os níveis e modalidades. De outra parte, considerando ... ler artigo