PUB


 

 

Artigos de Educação e Formação

  • Educação: as representações sociais que permeiam o imaginário dos educandos e educadores sobre a diversidade

    Educação: as representações sociais que permeiam o imaginário dos educandos e educadores sobre a diversidade

    O presente trabalho visa analisar e discutir as representações sociais que permeiam a diversidade encontrada pela escola no seu cotidiano, partindo da compreensão histórica, principal fomentadora das desigualdades sociais, e como consequência a disseminação do preconceito, com o intuito de manter a estrutura de poder vigente. A escola é o ambiente em que a diversidade se faz presente e é função de ... ler artigo

  • Inclusão escolar e qualidade de vida

    Inclusão escolar e qualidade de vida

    O Projeto de Inclusão é um dos grandes temas discutidos na atualidade, pois a partir de sua implementação grandes mudanças ocorreram no imaginário da sociedade, principalmente nas instituições de ensino. Diante disso o presente trabalho tem por objetivo avaliar o projeto de inclusão, trazendo como questionamento a qualidade de vida. Para tal fim, considerou-se importante realizar uma revisão bibli ... ler artigo

  • Perpectivas da praxis docente na atualidade articulando pedagogia da esperança

    Perpectivas da praxis docente na atualidade articulando pedagogia da esperança

    O objetivo desse trabalho é identificar, na obra “Pedagogia da Esperança”, as possíveis articulações realizadas por Freire que contempla quatro momentos perpassando pelas suas experiências, pela sua formação, pela necessidade da educação defender os oprimidos diante de opressores e, por fim, revisitando o autor suas reflexões inseridas na obra Pedagogia do Oprimido, onde um dos objetivos essenciai ... ler artigo

  • A percepção dos professores do interior da Bahia em relação às dificuldades de aprendizagem na educação infantil

    A percepção dos professores do interior da Bahia em relação às dificuldades de aprendizagem na educação infantil

    A presente pesquisa foi elaborada, com o objetivo de identificar a percepção do profissional de educação em relação aos fatores que podem direta ou indiretamente contribuir para a dificuldade de aprendizagem na educação infantil. A amostra foi composta por 51 participantes entre os municípios de Entre Rios, Alagoinhas e Ouriçangas na Bahia, sendo todos professores da rede pública municipal. Foi re ... ler artigo

  • A importância do mediador no processo de inclusão dos deficientes no ensino regular

    A importância do mediador no processo de inclusão dos deficientes no ensino regular

    O projeto de inclusão tem por finalidade promover a participação social das pessoas portadoras de deficiência, tendo por princípio a ideia de que a sociedade precisa fornecer condições para que todos os indivíduos tenham plenas possibilidades de serem sujeitos ativos no meio social. Dessa forma, a escola é um dos ambientes que mais vivencia esse projeto de inclusão, sendo convidada a modificar tod ... ler artigo

  • PUB


  • Os jogos e as atividades lúdicas na construção da aprendizagem

    Os jogos e as atividades lúdicas na construção da aprendizagem

    Os jogos e as atividades lúdicas são recursos que podem introduzem a criança em um novo mundo. Afinal, o brincar faz parte do mundo da criança e por meio dele pode-se adquirir habilidades diferenciadas, sendo um facilitador nos processos de ensino e aprendizagem. Por jogos utilizados em sala de aula como recurso educacional, os alunos conseguem desenvolver a capacidade cognitiva, intelectual, emoc ... ler artigo

  • Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Almeja este trabalho analisar os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin e apontar os objetivos da educação na Constituição Federal do Brasil de 1988. As colocações de Morin consistem certamente numa provocação a todos os profissionais interessados em estudar e repensar os objetivos das instituições de ensino de todos os níveis e modalidades. De outra parte, considerando ... ler artigo

  • A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

    A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

    Neste artigo pretende-se verificar a influência que o meio da sala de aula pode ter nas formas de brincar e como os professores podem servir de mediadores nesse processo, levando em conta as significações das brincadeiras e como elas podem estimular tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem das crianças, facilitando o processo educacional em sala de aula. Entende-se que é na brincadeira que a ... ler artigo

  • Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional

    Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional

    Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de estabelecimento de motivação do aluno no contexto escolar. A relação dos acadêmicos com as disciplinas curriculares, vária de acordo com diversos fatores individuais e de ambiente, ligados à motivação. As pesquisas realizadas concedem cognitivas sobre motivação e conceituam que para se conquist ... ler artigo

  • O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo na perspectiva da educação emancipatória

    O currículo corresponde às práticas desenvolvidas na escola e envolve conhecimentos historicamente produzidos e acumulados, articulados às experiencias dos estudantes, os quais contribuem para a formação integral e cidadã. Nas últimas décadas a educação vem buscando construir um currículo aberto, flexível, dinâmico, diversificado e que atenda as reais necessidades dos educandos, contribuindo para ... ler artigo