PUB


 

 

Artigos de Processos Psicológicos

  • Avaliação da atenção e sua aplicabilidade na dinâmica do trânsito

    Avaliação da atenção e sua aplicabilidade na dinâmica do trânsito

    O estudo objetiva verificar o nível de atenção concentrada através do levantamento de dados do teste de Atenção Concentrada (TEACO-FF) de uma clínica credenciada pelo DETRAN do interior de Minas Gerais. Foram analisados 527 prontuários submetidos ao TEACO-FF sendo referentes: Aquisição da CNH categoria A e B. Renovação da CNH atividade remunerada. Mudança de categoria. A idade dos participantes va ... ler artigo

  • Tomada de decisão do investidor: uma visão psicológica

    Tomada de decisão do investidor: uma visão psicológica

    Este artigo aborda a tomada de decisão do investidor utilizando os estudos de finanças comportamentais, mostrando sua divergência em relação à teoria moderna de finanças que acredita que os agentes de mercado sempre apresentam decisões racionais em situações de risco. O presente modelo mostra como o agente de mercado é influenciado por vieses cognitivos criados a partir de sua personalidade, fazen ... ler artigo

  • Dificuldades de aprendizagem (DA’s): características, identificação e avaliação

    Dificuldades de aprendizagem (DA’s): características, identificação e avaliação

    O presente artigo foi elaborado a partir de um trabalho expositivo e de apresentação acerca da temática Dificuldades de Aprendizagem (DA), na disciplina de Psicologia e Educação Inclusiva do 8º período do Curso de Psicologia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), no campus de São Lourenço do Oeste (SC). O objetivo deste trabalho foi abordar o assunto das DA’s entre os acadê ... ler artigo

  • Um estudo com os idosos institucionalizados do município de Dracena-SP que apresentam alterações de memória

    Um estudo com os idosos institucionalizados do município de Dracena-SP que apresentam alterações de memória

    A memória é uma das mais importantes funções cognitivas do homem. A memória é esta incrível habilidade que possuímos de armazenar informações e conhecimentos sobre nós mesmos e o mundo que nos cerca. Ela é a base para o desenvolvimento da linguagem, do reconhecimento das pessoas e dos objetos que encontramos todos os dias, para sabermos quem somos e para termos a consciência da continuidade de nos ... ler artigo

  • Música e neurociências - inter-relação entre música, emoção, cognição e aprendizagem

    Música e neurociências - inter-relação entre música, emoção, cognição e aprendizagem

    Este estudo configura-se como uma investigação da inter-relação entre música e as neurociências, estudando as correlações entre música e emoção. música, cognição e aprendizagem. O objetivo geral é analisar através de uma revisão bibliográfica sistemática de que forma essas ciências se correlacionam entre elas. Música gera emoção e ativa várias estruturas cerebrais, dentre elas pode ser citada o si ... ler artigo

  • PUB


  • O processo de aprendizagem sob a perspectiva piagetiana

    O processo de aprendizagem sob a perspectiva piagetiana

    Este artigo tem como enfoque defender que não é necessário um modelo regido por ideais hierárquicos e inflexíveis para se alcançar resultados satisfatórios no processo de aprendizagem. Para isso, fundamenta-se nos pressupostos teóricos de Jean Piaget, ressaltando as principais concepções da sua teoria e as suas devidas contribuições para a ciência. A saber, a compreensão do desenvolvimento intelec ... ler artigo

  • O que aprendemos quando aprendemos?

    O que aprendemos quando aprendemos?

    Mais do que apreender um fato ou uma informação, o aprender refere-se a uma (des) construção de si mesmo, na qual o sujeito desvincula-se de um estado – o do não saber -, e vincula-se a outro – o do saber -, que o diferencia e o constitui como protagonista de sua ação e práxis no mundo. ´O que aprendemos quando aprendemos?´ Aprendemos que aprendemos cada vez mais, e que essa nossa capacidade é ili ... ler artigo

  • A afetividade: algumas poucas ideias sobre o (novo) estudo da emoção e do sentimento no funcionamento psicológico do ser humano

    A afetividade: algumas poucas ideias sobre o (novo) estudo da emoção e do sentimento no funcionamento psicológico do ser humano

    Este ensaio tem por intuito discorrer sobre a afetividade no funcionamento psicológico do ser humano. Por afetividade, entende-se o conjunto complexo e dinâmico de emoção e sentimento, com suas características próprias, que contemplam esses termos. No começo, mostram-se alguns aspectos da mitologia e da filosofia aristotélica que contribuíram para o estudo das emoções. Após isso, arrolam-se alguma ... ler artigo

  • O brincar como instrumento de linguagem da criança: um estudo de caso

    O brincar como instrumento de linguagem da criança: um estudo de caso

    O presente artigo relata a um estudo de caso que tem como tema o brincar como instrumento de linguagem da criança, fundamentado na perspectiva teórica da psicanálise, em especial a lacaniana. O caso analisado foi de uma criança de seis anos de idade, atendida semanalmente no Instituto de Saúde do Centro Universitário Jorge Amado, no estágio em clínica psicanalítica. Objetivou-se investigar de que ... ler artigo

  • Avaliação da competência aritmética

    Avaliação da competência aritmética

    A compreensão e contagem dos números, o cálculo e a resolução de problemas apresentados verbalmente, são habilidades fundamentais para a competência aritmética e para a escolarização. Alterações nessas habilidades podem comprometer o desempenho acadêmico de crianças e ainda caracterizarem distúrbios como a acalculia e a dificuldades de aprendizagem como a discalculia. O objetivo do presente estudo ... ler artigo