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Artigos

  • Os jogos e as atividades lúdicas na construção da aprendizagem

    Os jogos e as atividades lúdicas na construção da aprendizagem

    Os jogos e as atividades lúdicas são recursos que podem introduzem a criança em um novo mundo. Afinal, o brincar faz parte do mundo da criança e por meio dele pode-se adquirir habilidades diferenciadas, sendo um facilitador nos processos de ensino e aprendizagem. Por jogos utilizados em sala de aula como recurso educacional, os alunos conseguem desenvolver a capacidade cognitiva, intelectual, emoc ... ler artigo

  • Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Os objetivos da educação em Morin e na constituição federal brasileira de 1988

    Almeja este trabalho analisar os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin e apontar os objetivos da educação na Constituição Federal do Brasil de 1988. As colocações de Morin consistem certamente numa provocação a todos os profissionais interessados em estudar e repensar os objetivos das instituições de ensino de todos os níveis e modalidades. De outra parte, considerando ... ler artigo

  • Perspectivas da psicologia da religião no que se refere ao estudo da religiosidade / espiritualidade

    Perspectivas da psicologia da religião no que se refere ao estudo da religiosidade / espiritualidade

    A presente pesquisa busca descrever as interrelações da Psicologia da Religião com a espiritualidade e com a religião. A Psicologia da Religião é uma área que enfrenta desafios procurando realizar os pontos que a entrelaça com a espiritualidade e a religião, ao mesmo tempo que busca desvendar o homem, seus mistérios e essência. Acredita-se que a Psicologia da Religião tem sido uma área que vem con ... ler artigo

  • A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

    A importância do brincar no âmbito educacional e suas contribuições no desenvolvimento e aprendizagem de crianças

    Neste artigo pretende-se verificar a influência que o meio da sala de aula pode ter nas formas de brincar e como os professores podem servir de mediadores nesse processo, levando em conta as significações das brincadeiras e como elas podem estimular tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem das crianças, facilitando o processo educacional em sala de aula. Entende-se que é na brincadeira que a ... ler artigo

  • A relação entre os transtornos mentais e a população em situação de rua

    A relação entre os transtornos mentais e a população em situação de rua

    O objetivo desse estudo foi compreender às relações entre os transtornos mentais e a população em situação de rua. Para isto empreendeu-se uma investigação do perfil demográfico, econômico e social das crianças-adolescentes e adultos nessa condição. Fez-se um exame da configuração familiar, intentou-se identificar a etiologia do tornar-se sem moradia, analisou-se os processos de gênese dos distúrb ... ler artigo

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  • Plantão psicológico: uma possível intervenção na promoção da saúde mental do trabalhador

    Plantão psicológico: uma possível intervenção na promoção da saúde mental do trabalhador

    A saúde mental é concebida pela Organização Mundial de Saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas como ausência de doenças. Quanto à saúde do trabalhador, entende-se o conjunto de ações de vigilância e assistência, visando à promoção, a proteção, a recuperação e a reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos a riscos e agravos advindos dos processos de tr ... ler artigo

  • Psicanálise e saúde coletiva: a delimitação dos objetos inerentes às suas intersecções

    Psicanálise e saúde coletiva: a delimitação dos objetos inerentes às suas intersecções

    Este estudo buscou identificar comuns contidos na intersecção dos campos de conhecimento da Psicanálise e da Saúde Coletiva. Para isto, investigou as relações nelas existentes, iniciando a pesquisa em textos de Freud e de Winnicott, e em autores mais atuais como Onocko-Campos que usa, como base, o arcabouço teórico-técnico-conceitual de Freud-Winnicott-Lacan. Em todos, vislumbram-se aspectos relat ... ler artigo

  • Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional

    Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional

    Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de estabelecimento de motivação do aluno no contexto escolar. A relação dos acadêmicos com as disciplinas curriculares, vária de acordo com diversos fatores individuais e de ambiente, ligados à motivação. As pesquisas realizadas concedem cognitivas sobre motivação e conceituam que para se conquist ... ler artigo

  • Psicofarmacologia da doença de Parkinson: uma visão multidisciplinar

    Psicofarmacologia da doença de Parkinson: uma visão multidisciplinar

    A Doença de Parkinson (DP) é uma síndrome crônica-degenerativa. O objetivo do presente estudo é compor uma revisão acerca da Psicofarmacologia da DP. Revisão da literatura, utilizando artigos científicos. A DP classifica-se como idiopática, entretanto existe também o parkinsonismo primário e secundário. Seus principais sintomas são: tremor, rigidez, bradicinesia. Na farmacoterapia destaca-se a Lev ... ler artigo

  • Análise do conceito de autoimagem de adolescentes no contexto escolar

    Análise do conceito de autoimagem de adolescentes no contexto escolar

    É normal que o ser humano se preocupe com a própria imagem e gaste certa quantidade do seu tempo diário com o intuito de melhorar sua aparência. Entretanto, torna-se um problema quando este comportamento transforma-se em algo obsessivo e autodestrutivo, como, por exemplo, chegar ao ponto de desgastar sua vida social e econômica na busca incessante por um ideal de beleza, sem nunca ficar totalmente ... ler artigo