PUB


 

 

Trabalhos de Curso de Educação e Formação

  • Photo

    Brincar, regras e limites: uma integração possível

    As relações sociais demandam normas, fronteiras, restrições. Isso conduz à importância, no desenvolvimento e educação infantil, de regras e limites em variados contextos, inclusive no brincar. Diante disso, visa-se caracterizar, a partir de um relato de experiência, as regras presentes em uma brinquedoteca do município de Florianópolis. Essas foram agrupadas nas seguintes categorias: organização d ... ler trabalho

  • Photo

    Pedagogia e filosofia da educação: a revisão do paradigma educacional

    Este artigo foi escrito com vista aos comentários feitos pela doutora Paula Pimentel no programa ´labirintos da vida´ . O ensaio aborda a pedagogia e a filosofia da educação, no intuito de escrutinar a relação entre o sujeito e o objecto de conhecimento. Faz igualmente alusão às motivações que impulsionam um determinado individuo a ter necessidade de aprendizagem e o que realmente se torna efectiv ... ler trabalho

  • Photo

    As práticas educativas na família e a importância da presença parental

    O presente trabalho traz uma revisão sobre os estudos a cerca das práticas educativas parentais e da importância em se pensar nas condições em que a família se encontra, observando os aspectos históricos, culturais, desenvolvimentais e sociais. Em um contexto de tantas transformações na família é necessária a revisão de valores essenciais e de uma reafirmação do papel dos pais na dinâmica familiar ... ler trabalho

  • Photo

    Universidades corporativas: um breve estudo

    As empresas, ao longo do seu processo de crescimento e desenvolvimento, vão naturalmente criando inúmeras estratégias para se tornar cada vez mais competitiva no mercado de trabalho. Considerada uma estratégia atual no mundo corporativo, as Universidades Corporativas (UC’s) caracterizam-se como espaços educacionais dentro da empresa que visa proporcionar desenvolvimento de pessoas, assegurando atr ... ler trabalho

  • Photo

    Percepção do professor sobre o fenômeno bullying no ambiente escolar

    A pesquisa teve por objetivo conhecer a percepção do professor acerca do bullying e saber que sentimentos as situações de bullying despertavam neles. A violência no ambiente escolar tem sido vista como um problema cada vez mais freqüente. O bullying caracteriza-se por um relacionamento interpessoal marcado por um desequilíbrio de forças, envolvendo atitudes agressivas, intencionais e repetidas tom ... ler trabalho

  • PUB


  • Photo

    A busca de explicações para o fracasso escolar

    Este trabalho teve como objetivo tentar descobrir dentro do ambiente escolar qual a problemática, e qual as queixas dos alunos e professores sobre a dificuldade de aprendizagem e o fracasso escolar. Através de uma pesquisa em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, podemos observar e ter a seguinte resposta: são diversos fatores que contribuem para o fracasso escolar, e muitos deles est ... ler trabalho

  • Photo

    Fenómeno bullying no contexto escolar

    No presente estudo, pretende-se discutir acerca da problemática do bullying no contexto escolar com base numa revisão bibliográfica. É analisada a evolução do estudo desta problemática que consiste em agressões praticadas por aluno (s) contra outro (s), de maneira repetida e intencional, sem motivação evidente, podendo-se traduzir em traumas profundas para as consequentes vítimas. São revistas as ... ler trabalho

  • Photo

    As semelhanças, diferenças e contribuições de Piaget e Vygotsky para formação docente

    A proposta deste artigo é apresentar os resultados preliminares de um estudo exploratório que teve por objetivo de coletar, analisar e contrapor informações sobre o desenvolvimento humano e da aprendizagem sob a óptica de Piaget e Vygotsky e a presença destes teóricos nos cursos de licenciatura. A partir da revisão bibliográfica, foram levantadas possíveis semelhanças e diferenças entre as duas co ... ler trabalho

  • Photo

    A língua brasileira de sinais (libras) na formação de professores

    Por muito tempo a escola ignorou os alunos surdos e insistiu em trabalhar com eles da mesma forma que com os ouvintes. Os mesmos materiais eram usados, com as mesmas exigências, desconsiderando-se que os alunos surdos apresentam diferenças lingüísticas que devem ser valorizadas em seu processo educacional. A inclusão de pessoas com surdez na escola regular requer dos docentes novas estratégias par ... ler trabalho

  • Photo

    Educação e superdotados: uma análise do sistema educacional

    Este estudo teve como finalidade demonstrar as características do aluno superdotado assim como as dificuldades encontradas no sistema de Educação Brasileiro no atendimento desses alunos com habilidades especiais. Foi possível observar as relações afetivas com colegas e professores, fatores esses que podem interferir no seu desenvolvimento escolar e principalmente a atuação do psicólogo nesse conte ... ler trabalho