Para aprofundar o estudo da motivação pareceu-nos fundamental partir da diferenciação dos componentes do self: o Eu Real, o Eu Ideal e o Eu Dever. Os pólos do Eu Ideal e do Eu Dever cumprem a função de pólos magnéticos de atracção das actuações do Eu Real, sempre que não se situem em posições demasiado afastadas deste.

Por outro lado, não só a incongruência entre o Eu Real e o Eu Ideal (ou o Eu Dever) tem importância na motivação mas também o Locus de Controlo, o Estilo de Atribuição e a Percepção de Auto-Eficácia.

A auto-eficácia percebida está relacionada com uma maior actividade, maior confiança, maior energia, menor ansiedade, menor depressão e menor reserva social.

Em estreita relação com o conceito de Auto-Eficácia, estudámos as relações entre o Locus de Controlo e Estilo de Atribuição e diversos componentes motivacionais, constatando-se que os sujeitos que fazem atribuições internas e estáveis relativamente ao êxito, se inclinam mais para a acção e estabelecem maiores níveis de aspiração.