Na nossa prática clínica de saúde mental encontramos com frequência adolescentes com informação insuficiente e dificuldades relacionadas com a sexualidade.

Com o objectivo de corroborar estas observações, realizamos um estudo em dois grupos de 100 adolescentes cada, com idades entre os 16 e os 18 anos, de ambos os sexos. O grupo de pacientes era composto por jovens com patologia psiquiátrica não psicótica e um quociente de inteligência acima dos 84 na WAIS. O grupo de controlo era composto por jovens pré-universitários supostamente normais, que não tinha recebido tratamento psiquiátrico nem psicológico e cujos sujeitos apresentavam bons resultados escolares e provinham de um meio familiar adequado.

Foi aplicado a todos os sujeitos um questionário de 71 itens, com diferenças em alguns conteúdos em função do género.

Os resultados mostraram que em ambos os grupos existiam insuficiências quanto à informação sexual, mais acentuadas nas raparigas. No grupo de pacientes encontraram-se mais dificuldades em relação às atitudes face à sexualidade e aspectos como a masturbação, relações e jogos sexuais, gravidez e matrimónio.