Como parte do nosso trabalho de docente e de profissional na Disciplina de Medicina do Desporto e no Centro Médico Desportivo do Estádio Centenário temos sido impulsionados para aprofundar um dos temas fundamentais dentro do desporto profissional: o das lesões desportivas e sua metodologia de reabilitação.

Em geral, este tema é rejeitado pelos competidores até que ocorra. Não esqueçamos que este factor é uma das causas principais de afastamento da competição desportiva.

Desde há muitos anos existem estudos que procuram estabelecer uma relação entre dinâmica da personalidade e predisposição para o acidente.

Hoje inúmeros trabalhos provam que factores psicológicos como a tolerância à dor, ao stress, ao medo, à depressão, seriam elementos determinantes tanto para a predisposição para a lesão como na génese da chamada " ferida psicológica"

Até hoje persiste no nosso país a crença de que o tema das lesões pertence exclusivamente ao médico. Este profissional, no momento em que ocorre a lesão, passa sem dúvida a desempenhar um papel fulcral e baseia-se, em geral, no pressuposto de que o tempo em que ocorre a recuperação física da ferida é suficiente para que o atleta regresse à competição seguro das suas capacidades. Este conceito pode incidir sobre as possibilidades de reabilitação do desportista lesionado.

Características da experiência:
Muito embora conheçamos as investigações realizadas noutros países, neste trabalho procura-se a comprovação, no nosso meio, dos elementos que compõem o fenómeno das lesões e a possibilidade de ajudar o desenho de uma metodologia que possa abordar a psicoprofilaxia geral do atleta lesionado.