"Parc Serentill" é um lar situado em Badalona (Catalunha, Espanha) e gerido pela Fundação Vallparadís, entidade pertencente ao Grupo Mútua de Terrassa. Neste lar residem 56 idosos e outros 25 utilizam-no como centro de dia. Existem 40 funcionários no lar.

Desde Setembro de 1997, no seguimento de um protocolo com a Fundación Purina, vivem também neste lar dois cães da raça Golden Retriever. Durante estes três anos, verificou-se que a presença dos animais no lar e a sua relação com os idosos estimulou e modificou diferentes aspectos afectivos, comunicativos e inclusivamente, em alguns casos, cognitivos. Portanto, de um ponto de vista subjectivo, foi possível comprovar o potencial terapêutico da interacção entre idosos e animais.

A novidade deste estudo é, entre outras, a metodologia, já que para validar cientificamente as hipóteses, procurámos que fossem os próprios beneficiários da terapia assistida por animais de companhia (TAAC) os reais protagonistas da avaliação e não meros objectos de estudo passivos.

Partindo de uma instrução simples, foi pedido aos idosos e ao funcionários do lar que expressassem livremente a sua opinião (em termos de benefícios e inconvenientes) relativamente à presença dos animais no lar. Todos este material testemunhal, obtidos a partir de pessoas directamente implicadas na TAAC, foi gravado, transcrito, analisado e comparado, passando a constituir a base do nosso estudo qualitativo.

Os resultados obtidos confirmam, verificam e ampliam as conclusões apresentadas em congressos e em comunicações científicas anteriores, centradas basicamente nos benefícios físicos, psicológicos e sociais que as TAAC trazem às diferentes populações.