Objectivo
Este estudo tem como objectivo a análise da relação entre rendimento académico,
sintomas depressivos, idade e género numa amostra de adolescentes a frequentar
escolas públicas e privadas de Granada.
Sujeitos e método
Trata-se de um estudo exploratório e transversal. Os sujeitos foram avaliados
através da aplicação da Children´s Depression Scale (CDS; Lang & Thisher,
1978); para a avaliação do rendimento escolar consideraram-se as classificações
obtidas no final do ano. Foi também recolhida informação sobre a idade, o género
e o tipo de escola. A amostra foi composta por 264 sujeitos entre os 12 e os 16
anos, dos quais 123 (46%) eram rapazes.
Resultados
A presença de sintomas depressivos relacionou-se de forma estatisticamente
significativa com um pior rendimento escolar. Verificaram-se diferenças de
género na referida relação, tendo as raparigas apresentado uma relação linear,
isto é, mais sintomas depressivos conduzem a um pior rendimento. Os sujeitos
mais velhos apresentaram mais sintomas depressivos do que os mais novos, ainda
que este aumento se verifique exclusivamente no grupo de raparigas com mais de
15 anos. Não se verificaram diferenças significativas entre as variáveis
estudadas relativamente ao tipo de escola.
Discussão
Os dados parecem confirmar a importância que o contexto escolar e, em concreto,
a avaliação sistemática do rendimento académico, têm para o despiste, detecção
precoce e tratamento das perturbações depressivas na adolescência. Em estudos
futuros seria importante verificar se as raparigas com mais de 15 anos com um
rendimento académico deficiente constituem um grupo de alto risco ao nível da
depressão. A confirmação de que na idade aproximada de 15 anos as raparigas
começam a manifestar mais sintomas depressivos do que os rapazes ofereceria
dados importantes para o estabelecimento de hipóteses etiopatogénicas.