No âmbito da Psicologia da Saúde reveste-se de considerável importância o apoio que possa ser prestado aos doentes e aos seus cuidadores em situações de recurso ao hospital, uma vez que não é raro as pessoas com demência ficarem agitadas, gritarem, tentarem agredir os outros ou fugir quando em meio hospitalar. É, assim, pertinente conhecer a Satisfação dos Cuidadores em Relação aos Cuidados Hospitalares prestados aos Doentes de Alzheimer, com vista à melhoria contínua da qualidade em saúde, no que diz respeito a cuidados de saúde prestados a pessoas com uma doença que envolve deterioração cognitiva generalizada, progressiva e irreversível, geralmente dependentes dos seus cuidadores.

A amostra deste estudo foi recolhida na APFADA, sendo constituída por 258 cuidadores.

Os resultados obtidos permitiram verificar que a maioria dos cuidadores de doentes de Alzheimer mostram-se insatisfeitos com a globalidade dos cuidados prestados a nível hospitalar (60%). Embora os cuidadores se encontram globalmente satisfeitos com os cuidados médicos (53%), por outro lado encontram-se maioritariamente insatisfeitos com os cuidados prestados pelos enfermeiros (60%), estes resultados vão ao encontro dos resultados obtidos por Cavaleiro e Teixeira (1999). Em relação à informação transmitida sobre a Doença de Alzheimer, esta foi considerada clara embora a quantidade de informação recebida sobre a Doença e o tratamento tenha gerado insatisfação. A larga maioria dos cuidadores não apresenta níveis significativos de depressão (9% grave, 6% moderada, 24% leve).

Os aspectos com que os cuidadores se mostram mais satisfeitos são os cuidados médicos, o profissionalismo dos técnicos, com o ambiente/equipamentos e higiene do hospital e a existência de apoio psicológico. Os aspectos que menos agradaram aos cuidadores foram os cuidados de enfermagem, cuidados específicos de enfermagem para com o doente (alimentação, higiene, agressividade, deambulação e estado de agitação), a desumanização, não permitirem o acompanhamento, os horários de visita, a falta de apoio psicológico, a pouca informação sobre a Doença, considerando ainda que os profissionais estavam pouco informados sobre a Doença de Alzheimer.

Assim, mais uma vez, ressalta a importância de os Técnicos de Saúde irem ao encontro das expectativas dos cuidadores, tal como se verificou nos estudos de Cavaleiro e Teixeira (1999), Cox (1996) e Larson, Nelson, Gustafson e Batalden (1996).

Desta forma, os resultados obtidos nesta Tese de Dissertação de Mestrado revelam-se uma contribuição importante para a Psicologia da Saúde e para o Psicólogo Clínico, uma vez que para além de validar o Questionário de Satisfação, vem ainda demonstrar a necessidade de promover intervenções no meio hospitalar, com vista a melhorar o grau de satisfação, que passam não só pela formação aos Técnicos de Saúde (sobre os cuidados específicos a ter com os doentes e com os cuidadores), como no acompanhamento psicológico dos cuidadores dos Doentes de Alzheimer quando estes se dirigem aos hospitais, dada a experiência emocional intensa a que estão sujeitos.

Gostaria de agradecer, novamente, a todos os cuidadores que se disponibilizaram a responder aos meus questionários. Sem a vossa contribuição a realização deste estudo não teria sido possível. Obrigada!

 

Bibliografia

Cavaleiro & Teixeira (1999). Satisfação dos cuidadores de Doentes de Alzheimer em relação à qualidade dos cuidados de saúde hospitalares. Análise Psicológica, 17 (2), 369-373.

Cox (1996). Discharge planning for dementia patients: Factors influencing caregiver decisions and satisfaction. Health and Social Work, 21 (2), 97-104.

Larson, Nelson, Gustafson & Batalden (1996). The relationship between meeting Patients' Information Needs and there Satisfaction With Hospital Care and General Health Status Outcomes. International Journal for Quality in Health Care, 8 (5), 447-456.