Este artigo reporta-se a uma investigação mais vasta, inserida no estudo das estratégias de aprendizagem, que tem como finalidade contribuir para uma aprendizagem mais efectiva e uma melhor compreensão da ciência. Explora, na disciplina de Ciências Físico-Químicas, a estratégia de construção do mapa de conceitos, aplicada de acordo com uma perspectiva construtivista, onde o aluno assume uma participação activa na reconstrução do seu próprio saber através de desestruturações, desequilíbrios e restruturações sucessivas do seu conhecimento. A investigação foi efectuada em contexto escolar real, incidindo sobre a unidade 'corrente eléctrica'. Os sujeitos foram 41 alunos de duas turmas do 10.º ano de escolaridade (ensino secundário) e a professora respectiva. Os instrumentos de investigação focados neste artigo foram os mapas de conceitos realizados pelos alunos, analisados de acordo com a teoria de Novak, e as gravações audio da discussão nos grupos. Os resultados apontam para uma melhoria da aprendizagem dos alunos e apresentam indícios da utilização dos mapas de conceitos como técnica de estudo. Apontam-se linhas para futuras investigações.