O principal desafio dos governos, estabelecimentos de ensino e docentes, no
meio escolar, é o de levar o aluno ao aprendizado da leitura, escrita e cálculo.
O que deveria ser básico no processo ensino-aprendizagem se tornou um desafio
aparentemente complexo para os educadores do século XXI: assegurar ao educando a
aprendizagem escolar.
Por que o domínio básico de lectoescrita se tornou tão desafiador para o sistema
de ensino escolar? Por que ensinar a ler não é tão simples? Como desvelar o
enigma do acesso ao código escrito?
Em geral, quando nos deparamos com as dificuldades de leitura ou de acesso ao
código escrito, esperamos dos especialistas métodos compensatórios para sanar a
dificuldade. O fracasso do ensino escolar, no entanto, não é obra exclusiva da
metodologia. Muitos são os fatores que favorecem o fracasso escolar.
Nenhuma dificuldade se vence com método mirabolante. O melhor caminho, no caso
da leitura, é o entendimento lingüístico, por parte dos docentes e discentes, do
fenômeno lingüístico que subjaz ao ato de ler. Ler é uma habilidade lingüística
e traz, por isso, todas as vicissitudes da linguagem verbal.
Ler é, ao primeiro momento, um ato de soletrar, de decodificar fonemas
representados nas letras; reconhecer as palavras, atribuir-lhes significados ou
sentidos; enfim, ler, realmente, não é tão simples como julgam alguns leigos.