A violência sexual de menores constitui uma agressão ao bem-estar do menor que requer uma resposta ampla e abrangente do sistema legal, articulada e coordenada com a estrutura social e concebida para proteger as crianças vítimas e manter controlados os agressores e abusadores.

A violência sexual intra-familiar em menores, constitui actualmente uma das prioridades das políticas dos países ocidentais, este facto parece dever-se ao crescente aumento do número de denúncias efectuadas.

Contudo assiste-se ainda a dificuldades de vária ordem por partes daqueles grupos de profissionais que trabalham com o objectivo de prevenir e desvendar a violência sexual em menores no âmbito familiar. Muitas vezes impera o silêncio quer por parte da vítima, como da própria família que teme denunciar um dos seus membros e por outro lado tentando evitar exporse às consequências negativas que daí poderão advir.

Por outro lado é ainda um problema social, quer profissionais, quer a sociedade em geral evita encarar a real magnitude desta problemática, e prefere não se envolver num assunto psicossocial tão complexo.

Palavras-chave: Abuso sexual, Menores, Crianças, Adolescentes, Intervenção psicológica, Comportamento Desviante