Face à agudização crescente do clima de insatisfação e do baixo rendimento escolar no que concerne à disciplina de matemática, importa fazer um diagnóstico preciso desta situação insustentável. Desta forma, neste artigo ir-se-á justificar o porquê da importância do conhecimento lógico-matemático.

Sendo esta problemática centrada no processo de ensino-aprendizagem, procurar-se-á, também, descrever de modo sucinto, as ideias orientadoras da posição de Piaget no que concerne à teoria da aprendizagem, à construção do número e ao desenvolvimento das noções numéricas.

Feito este curto interregno e estando devidamente contextualizada a temática, afigura- -se essencial analisar as principais implicações pedagógicas das duas principais teorias do desenvolvimento: a de Piaget e a de Vygotsky. É essencial proceder a uma mudança no âmbito da concepção e metodologia de ensino da matemática, sendo que o próprio Piaget considerou existir um evidente isomorfismo entre as estruturas lógico-matemáticas do sujeito e as suas estruturas operatórias.

Palavras-chave: Matemática, Ensino, Implicações Pedagógicas, Piaget, Vygotsky