A afasia traduz-se numa alteração da comunicação verbal associada a lesões cerebrais. Pode manifestar-se verbal, gestual, visual ou graficamente (Goyatton, Mauchamp & Saillant, 1992). O grande desenvolvimento do estudo da afasia ocorreu com Paul Broca e Carl Wernicke que descreveram, respectivamente, a existência de uma afasia motora e uma afasia de compreensão.

O principal objectivo deste artigo é analisar o modo como se pode intervir no domínio da afasiologia. Para tal, é feita uma resenha histórica do estudo da afasia (salientando a abordagem clássica, os contributos da Neuropsicologia e os contributos dos mecanismos neurodinâmicos), é analisada a problemática da avaliação (baterias de testes) e, então, são descritas medidas de intervenção (medidas gerais e abordagens terapêuticas baseadas na psicolinguística, pragmática, na leitura letra-a-letra e na reeducação). Por último, são apontados alguns estudos realizados nesta área, procurando expor as tendências actuais das investigações científicas neste domínio.

Palavras-chave: Afasia; Intervenção; Avaliação; Estudos; Resenha histórica.