A Psicologia do Desporto tem como preocupação tentar identificar os efeitos psicológicos do comportamento humano em contextos desportivos e os efeitos psicológicos que a participação desportiva poderá ter nos seus participantes (Cruz, 1996a). O presente estudo visa definir o Perfil Psicológico de Prestação dos jogadores de Andebol, dos dois principais escalões competitivos (Liga e Elite).

A amostra é constituída por 204 atletas, com idades compreendidas entre os 16 e os 40 anos (M=24.56, DP=4.30). O questionário utilizado foi o Perfil Psicológico de Prestação, desenvolvido e validado por Loehr (1986) e traduzido para português por Vasconcelos-Raposo (1993). Os procedimentos estatísticos consideraram análises descritivas, comparativas e correlacionais.

Os valores obtidos nas variáveis para o total da amostra foram: Motivação (25.45+2.97), Auto-Confiança (24.67+3.00), Positivismo (23.81+2.42), Atitude Competitiva (23.68+2.90), Visualização (21.89+21.89), Atenção (21.53+2.77) e Negativismo (20.52+3.01).

Ao nível da comparação entre a Liga Portuguesa de Andebol e a Divisão de Elite, não se verificaram diferenças significativas.

No que se refere à idade e aos anos de experiência na modalidade, os resultados encontrados também são semelhantes. As diferenças significativas apenas foram somente encontradas na variável auto-confiança, para diferentes anos de experiência.

Contudo, a posição de jogo foi a variável que permitiu maior diferenciação dos factores psicológicos em estudo. Essas diferenças foram encontradas ao nível do negativismo, da auto-confiança, da atitude competitiva e do positivismo. Mas concretamente, apenas foram encontradas diferenças entre o pivôt e o extremo.

O presente livro sugere a necessidade de integrar mais sistematicamente o treino mental na preparação destes jogadores, visando a maximização do rendimento e igualmente contribui para a identificação do estado ideal de prestação desportiva na modalidade de Andebol.