O ato de escrever exige saber pensar, organizar idéias e escrever. No processo de aprendizagem da escrita são tradicionalmente estudados os problemas como a disgrafia e a disortografia. Neste estudo, foram investigados os sentimentos que afloram durante a elaboração de textos, incluindo as dificuldades e as facilidades que os alunos encontram no processo de produção textual de alunos de Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Empregou-se o método qualitativo, com entrevista à seis alunos, idades entre 20 a 60 anos de idade, que cursavam a EJA no período noturno. As entrevistas foram conduzidas antes da aula, e duraram em média 30 minutos. As gravações obtidas foram transcritas e agrupadas em categorias sobre sentimentos e sobre facilidades/ dificuldades com relação à escrita. Pôde-se perceber no relato dos alunos sentimentos ambivalentes na produção de um texto: por um lado satisfação, prazer e orgulho e, por outro lado, impotência, angústia e frustração. Os textos narrativos e dissertativos foram considerados os mais fáceis para escrever. Embora em termos cognitivos e gramaticais, os mesmos sejam considerados os mais complicados. Os participantes reconhecem a importância da escrita em suas vidas, apesar de não terem sido diretamente inquiridos sobre esta questão.

Palavras-chave: sentimentos, escrita, educação de jovens e adultos