A compreensão da natureza dos condicionalismos que se colocam ao movimento humano no meio aquático é um passo importante para um domínio operacional dos modelos técnicos, a promoção da qualidade de execução técnica (Pessoa, 2004). A procura da qualidade é um passo importante em qualquer estratégia quando se pretende o melhor. Tal como reforça Borges (2002), a evolução desportiva de muitos nadadores deve-se principalmente às melhorias técnicas mais que à evolução de factores de habilidades condicionais.
Por outro lado, a investigação experimental tem demonstrado que a visualização mental produz efeitos positivos na performance (Alves e col. 1997; Alves, Belga, & Brito, 1999; Alves, Lúcia & Passarinho, 1999; Silvestre & Alves 2001; Gabriele, Hall & Lee, 1989; Hall, 1985; Feltz & Landers, 1983; Rawlings, Rawlings, Chen & Yilk, 1972; etc.), o que justifica futuros estudos sobre o uso e funcionamento da visualização mental no meio desportivo
Assim, o objectivo do presente estudo é verificar a influência da Visualização Mental na qualidade da partida de jovens nadadores.
Foram estudados 24 indivíduos federados da modalidade de Natação, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos de ambos os sexos. Os indivíduos foram separados aleatoriamente em dois grupos, constituindo um grupo experimental e um grupo de controlo. O grupo experimental foi submetido um programa de treino psicológico de visualização mental (PTM).
Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a qualidade de nado dos jovens nadadores melhorou de forma bastante significativa após a aplicação do programa de treino psicológico de visualização mental.

Palavras-chave: psicologia do desporto; visualização mental; treino mental; partida; qualidade de nado; natação